TRANSIÇÃO. 1 Sm. 2. 27-36
- Potencialize Crie Resultados

- 8 de ago. de 2022
- 6 min de leitura

INTRODUÇÃO
Segundo a Wikipédiao Guinness World Records (Recordes Mundiais do Guinness) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de performances humanas como de extremos da natureza. Alguns para se simplificar chamam de livros dos Records.
Semelhante a este livro que contém o registro dos recordes mundiais, a bíblia é o livro que registra a história acerca de Cristo e de sua obra, e por mais que alguns acreditam que somente o novo testamento fala da pessoa de Cristo, não podemos esquecer o que o próprio Cristo disse, vejamos:
Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.
João 5:39,40
Desde Adão ao Apocalipse é tudo sobre Cristo. Porém como sabemos essa revelação não acontece de maneira abrupta e repentina, ela é gradual, mas constante, Paulo diz:
Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
1 Coríntios 13:11,12
Por isso enquanto não conhecemos a Cristo totalmente como Ele é ou enquanto não compreendermos a sua obra de maneira que ela é, podemos dizer que estamos em estado de transição o que chamamos costumeiramente de estado de santificação. Paulo cita claramente para os corintos.
Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".
1 Coríntios 15:53,54
Ante ao que lemos acima que quando o imperfeito se revestir de perfeição neste momento a morte será destruída. Mas enquanto esse momento não chega precisamos compreender que a transição é algo fundamental para nossas vidas e que não podemos fugir dela.
TRANSIÇÃO
No texto que lemos percebemos que dentre as várias transições existentes na bíblia sagrada, encontramos uma que foi muito importante para a nação de Israel e consultivamente para o povo de Deus como todo.
A transição de Israel da época dos Juízes para o período monárquico, isto é o período dos reis de Israel.
Infelizmente como é típico na bíblia nem todos as transições são precedidas por finais felizes.
Para os dispensacionalistas mesmos vemos o seguinte quadro.

Como vemos durante os 5 ciclos da existência dos hebreus no AT, ele se encerra com um julgamento devido a transgressão dos mandamentos de Deus.
Porém nestes ciclos 3 características pessoas sempre se destacam e é sobre estes que falaremos hoje.
TRÊS COMPORTAMENTOS MARCANTES DE UMA TRANSIÇÃO.
1-OS QUE DESPREZAM (v.12,13,17)
Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o Senhor nem cumpriam os deveres de sacerdotes para com o povo;
1 Samuel 2:12,13
O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.
1 Samuel 2:17
Segundo os dicionários DESPREZO é a falta de estima, apreço ou consideração também pode ser entendido como desdém ou até mesmo repulsa.
Os filhos de Eli desprezaram as ordenanças de Deus e o alerta do seu pai assim como Eva desprezou a ordem divina por se permitir se convencida pela serpente.
Os filhos de Eli desprezaram os princípios que regiam suas funções ministeriais e isso trouxe consequências gravíssimas como:
· Serem desprezados pelo próprio Deus (v.30);
· Terem seus ministérios extinguido antes do tempo (31)
· U}m ministério com um legado manchado (34)
As consequências sempre são as piores para os que conhecem a palavra de Deus e a despreza, veja o que o profeta Isaías diz:
Por isso, assim como a palha é consumida pelo fogo e o restolho é devorado pelas chamas, assim também as suas raízes apodrecerão e as suas flores, como pó, serão levadas pelo vento; pois rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, desprezaram a palavra do Santo de Israel. Por tudo isso a ira do Senhor acendeu-se contra o seu povo, e ele levantou sua mão para os ferir. Os montes tremeram, e os seus cadáveres estão como o lixo nas ruas. Apesar disso tudo, a ira dele não se desviou; sua mão continua erguida.
Isaías 5:24,25
Os filhos de Eli tiveram uma oportunidade maravilhosa de servi no altar do Senhor, mas a desprezaram e por terem desprezado o Senhor os desprezou. E você tem valorizado o privilégio de servi ao reino de Deus como deveria? Pense nisso.
2-OS QUE SE ACOMODAM (v.22)
Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro.
1 Samuel 2:22
E o Senhor disse a Samuel: "Vou realizar em Israel algo que fará tinir os ouvidos de todos os que ficarem sabendo. Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu.
1 Samuel 3:11-13
Não qual a leitura que você tem acerca da postura de Eli ante o comportamento dos filhos dele, porém a primeiro momento alguns podem até pensar:
_ “Como pode Eli se culpado dos pecados dos filhos já que eles eram já adultos, tinham consciência dos seus atos, eles que pecaram e não o pai deles?”
Realmente de todo este cenário que a história descreve realmente em toda sua maior parte é devido aos filhos de Eli, mas isso não significa que Ele também não tinha sua responsabilidade. Vejamos.
· Se acomodou na supervisão dos seus discípulos.
Pelo texto na bíblia NVI diz que ele fica sabendo quando era idoso.
Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel (1Samuel 2:22)
· Se acomodou na REPREENSÃO dos seus discípulos.
Ele falha na disciplina (NA REPREENSÃO).
Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, e ele não os repreendeu (1Samuel 3.13)
· Se acomodou com REPREENSÃO.
Ele não buscou ao Senhor quando recebeu a sentença da punição divina Então, Samuel lhe contou tudo, e nada escondeu. Então Eli disse: "Ele é o Senhor; que faça o que lhe parecer melhor".
(1Samuel 3.18)
Ele não se arrependeu do seu comodismo como os ninivitas se arrependeu ao ouvir a palavra de juízo, ele não buscou ao Senhor como Ezequias ao receber a palavra de que iria morrer nem se quer fez como Saul que rasgou a roupa de Samuel, simplesmente sentou e esperou a desgraça chegar.
3-OS QUE SUPERAM (v.35)
Levantarei para mim um sacerdote fiel, que agirá de acordo com o meu coração e o meu pensamento. Edificarei firmemente a família dele, e ele ministrará sempre perante o meu rei ungido.
1 Samuel 2:35
Neste texto temos três gerações sacerdotes.
A primeira: Eli representa o sacerdócio acomodado;
A segunda: Hofini e Finéias representa o sacerdócio deformado;
A terceira: Samuel representa o sacerdócio restaurado;
Diante de um histórico de sacerdócio deturpado e vendido, o Senhor no verso 35 declara que levantaria um novo sacerdote que fosse:
· Fiel
· Agiria de acordo o coração dele
· Agiria de acordo o pensamento Dele;
· Teria uma família firme;
· Ministraria perante o seu ungido.
Por mais que o texto está relacionado a Samuel que ungiria a Davi e serviria por um tempo a Davi, não podemos negar que como sacerdotes de Deus hoje temos a mesma responsabilidade. O apostolo Pedro disse a nosso respeito:
Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
1 Pedro 2:9,10
O Senhor está à procura de sacerdotes que:
· Sejam Fieis
· Agem de acordo o coração Dele;
· Pensem de acordo os pensamentos Dele;
· Tenham uma família firme;
· Ministram perante o seu ungido (Jesus Cristo).
Tudo isso só é possível quando você aprende a superar as mudanças entendendo o tempo de Deus para elas, entendendo a necessidade delas e o propósito do porque delas.
E aí qual tipo de sacerdote você se enquadra? Os desprezíveis, os acomodados ou sopradores?
CONCLUSÃO:
Enquanto existir fim e começos, começos e fim existirá também suas transições e nelas estaremos em um destes três grupos e sempre será importante saber em qual deste de fato eu estarei.
E nenhuma transição é mais importante do que a transição entre o estado de pecado e o estado de vida eterna. Assim como foi necessário restaurar o sacerdócio para o rei pudesse vir sobre a nação de Israel, assim se faz necessário restaurar o nosso sacerdócio para que o Rei Jesus venha sobre sua igreja.
Que o Senhor nos ajude e que sua igreja ao contrário de Eli possamos sair do comodismo e denunciar os pecados no altar, que não sejamos como Hofini e Finéia que desprezam o altar, mas que possamos nos arrepender e voltamos a Deus.
Mas que possamos ser como Samuel que diz Eis me aqui Senhor, fala que o teu servo ouve.
Assista a mensagem no Youtube


Comentários