
Análise Comportamental (DISC)

O QUE É PERFIL COMPORTAMENTAL?
Um dos objetivos de todo gestor é trabalhar a atração e a retenção de talentos para ter em sua equipe somente profissionais de sucesso. Esse processo tem início ainda no recrutamento e seleção, e passa por diferentes estratégias que visam a manutenção do bom colaborador. No entanto, existe um quesito que nem sempre é considerado (e é essencial): o perfil comportamental.
Cada pessoa tem diferentes competências e habilidades, que são construídas com as vivências e experiências ao longo da vida.
Da mesma maneira, as formações técnicas e acadêmicas contribuem para moldar essa pessoa, o que se reflete diretamente no âmbito corporativo.
Para uma empresa, o ideal é equilibrar os diferentes tipos de postura para aumentar a produtividade da equipe e assegurar o alcance de bons resultados, mas como fazer isso? Existem duas respostas:
-
Identificar os perfis já existentes, para realizar um processo de contratação mais direcionado;
-
contribuir para que os profissionais atuais extraiam o melhor dos seus potenciais.
O perfil comportamental indica a maneira utilizada para decodificar as posturas adotadas por alguém diante de determinados estímulos. Em outras palavras, é uma forma de compreender e identificar qual será a reação do colaborador diante de uma situação específica.
Segundo o Dicionário Michaelis Online, a palavra comportamento se refere a um "conjunto de atitudes que refletem o meio social; forma de proceder".
Esse significado tem tudo a ver com o assunto que estamos tratando, afinal, cada indivíduo reage de maneira diferente, a depender da sua personalidade.
Por exemplo: há quem trabalhe melhor e seja mais produtivo sob pressão, enquanto outros preferem fazer tudo antecipadamente e com calma. Ao mesmo tempo, existem pessoas que reagem muito mal a feedbacks e/ou têm pouca inteligência emocional para lidar com críticas. Para cada perfil encontrado, é preciso saber trabalhar para extrair seu potencial máximo.
Perceba que a personalidade interfere significativamente na postura do indivíduo. No entanto, suas experiências profissionais e o conhecimento obtido também têm um impacto relevante. Sendo assim, o perfil sofre uma mistura de hard skills (competências técnicas) com soft skills (competências comportamentais).
São esses fatores que fazem um profissional ser completo e adequado para determinado cargo ou função. Como consequência, se ele estiver alocado em um local diferente do esperado, o resultado tende a ser desmotivação e ausência de engajamento com a empresa.
Fica claro, portanto, que todos esses elementos estão interligados. Com um recrutamento de sucesso,você consegue encontrar o candidato ideal para a vaga, que tem o perfil esperado em relação a quesitos técnicos e comportamentais. Se ele se mantiver satisfeito com a função que exerce, tende a ficar mais produtivo e executar seu trabalho com mais qualidade, gerando bons resultados e melhorias para a imagem organizacional.
É claro que existem muitos outros elementos que aperfeiçoam ou prejudicam esse processo. De qualquer maneira, a análise dos perfis comportamentais é o primeiro passo para formar uma equipe de alto desempenho.
![]() |
|---|

BENEFÍCIOS COMPROVADOS DA ANÁLISE COMPORTAMENTAL
Como destacamos, reconhecer os tipos de pessoas que compõem a sua equipe é uma maneira de compreender quais potenciais estão à sua disposição. Por meio desse diagnóstico, fica fácil perceber qual é a aptidão e o perfil dos profissionais para alocá-los em cargos adequados e traçar estratégias que visem o aumento da produtividade, a valorização das habilidades individuais e a satisfação do colaborador.
Por conta de suas características, a análise de perfil pode ser realizada nos processos de recrutamento e seleção. No entanto, ela também é indicada para equipes já constituídas, porque é a partir desse mapeamento que você saberá o que ainda é necessário aprimorar e quais competências seria importante obter. Desse modo, no processo de contratação, a avaliação curricular e as entrevistas são direcionadas por esse ponto de vista.
Dentro desse escopo, há várias vantagens de adotar essa prática na sua empresa:
-
Redução do turnover, ou seja, da rotatividade de colaboradores, porque eles se sentem mais satisfeitos ao serem alocados em funções compatíveis com suas habilidades;
-
Aumento da produtividade, porque suas atribuições têm relação com as atividades que são mais facilmente desenvolvidas pelos colaboradores;
-
Formação de equipes fortalecidas e integradas, com a possibilidade de reunir profissionais com competências complementares;
-
Identificação dos candidatos a uma nova vaga,que têm maior potencial de adequação à cultura organizacional;
-
Melhoria dos procedimentos de alocação de cargos;
-
Sinalização das áreas em que é preciso fazer capacitações e treinamentos, com o objetivo de potencializar os resultados;
-
Gestão aprimorada dos conflitos internos, já que o gestor consegue visualizar os pontos de vista de maneira mais objetiva e lidar com os colaboradores envolvidos a partir de suas personalidades;
-
Motivação dos profissionais, que reconhecem a valorização de suas características e sua importância para os resultados alcançados.
PÚBLICO ALVO:
-
Pessoas interessadas em Potencializar sua carreira;
-
Administradores, gerentes, RH em empresas;
-
Pastores, padres, líderes que desejam fortalecer sua liderança e sua equipe;
-
Coaches, psicólogos, analistas comportamentais e estudiosos do comportamento humano.
-
Pessoas interessadas em melhorar seus relacionamentos interpessoais bem como matrimoniais.
Em nosso processo de Coaching desenvolvemos técnicas que poderá ajudar você não apenas identificar as seu perfil comportamental, mas também desenvolver método de potencializar seus pontos fortes com o objetivo de alcançar melhor performance em seus relacionamentos e em sua vida profissional e pessoal.
Analista Comportamental responsável Pr. Patrick Ribeiro, veja nosso currículo logo abaixo e entre em Contato Conosco e saiba mais!

