MENSAGEM: 04/12- MISSÃO APAIXONANTE. O poder da paixão na pregação do evangelho!
- Potencialize Crie Resultados

- 23 de jul. de 2023
- 8 min de leitura

PROGRAMA: QUEM REALMENTE SOMOS
SÉRIE: Jornada 12 semanas
TEMA DA SEMANA: Missões
TEMA DA MENSAGEM: 04/12- MISSÃO APAIXONANTE. O poder da paixão na pregação do evangelho!
TEXTOS BASE: 2 Timóteo 1.1-18 e Marcos 10.17-22
MINISTRO: Pr. Patrick Ribeiro
DATA: 23/07/2023
Introdução
“Somos protetores de nossos irmãos”. Essa foi a crença que trabalhamos a semana passada em nossa jornada, nela falamos sobre cuidado e proteção como uma das marcas que queremos para nossa família renovada.
Hoje iniciamos a nossa quarta semana onde teremos o desenvolvimento da seguinte crença: Somos conservadores nos princípios, mas contemporâneos na missão; cremos que por mais que queiramos crescer em número, não queremos isso a qualquer preço, negando os princípios e valores das sagradas escrituras, porém fazemos isso usando os meios disponíveis a nos neste tempo, usando para glória de Deus.
Para mim não existe um sentimento tão avassalador que um ser humano possa ter do que a paixão. Pois dependendo da forma como lidamos com ela podemos construir ou destruir, abençoar ou amaldiçoar.
Esse sentimento é como fosse uma faca, nas mãos de um bom cozinheiro pode ser usada para preparar inúmeros pratos deliciosos, mas nas de uma criança pode causar uma grande tragédia.
Transição
No texto de 2 Timóteo 1.1-18, Paulo estava escrevendo para o seu filho ministerial Timóteo e fez questão de ressaltar como este jovem era apaixonado pelo chamado que o Senhor o fizera.
· Alguém que chorava com Paulo,
· Que tinha uma fé não fingida;
· Tinha uma mãe e uma vó cheias de fé,
· Mantinha em seu coração uma chama acesa pelo ministério em que fora chamado.
· Entre tantas outras características que o definem como um jovem apaixonado pelo que fazia em Deus.
A paixão é um Sentimento humano intenso e profundo, marcado pelo grande interesse e atração por algo que faz ou por uma pessoa a qual se apaixona.
Ela tem alguns efeitos:
· Alterar aspectos do comportamento e do pensamento da pessoa;
· Causa excesso de admiração por aquilo que está apaixonada;
· Causa impulsividade;
· Desespero;
· Inquietação;
· Atração sexual
· Desejo enorme da companhia daquilo que está apaixonada;
· Fixação
· Abstinência quando se está longe do que está apaixonada
· Excesso de entusiasmo ao falar ou lidar com algo que gosta.
E devido algumas dessas reações que a bíblia nos recomenda a fugir das paixões relacionada às coisas desse mundo, dessa vida terrena.
A paixão pode levar homem a cometer atos indecentes.
Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos castigos merecido pela sua pervesão.
Romanos 1.27
A paixão pode levar homem a sentir desejos desenfreados.
Cada um saiba controlar o póprio corpo de maneira santa e honrosa, não com a PAIXÃO DE DESEJOS DESENFREADO, como os pagãos que desconhecem a Deus.
1Tessalonisenses.4.4-5
A paixão pode é um dos componentes da lista de imoralidade sexual.
Assim façam morrer tudo que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, PAIXÃO, desejos maus, ganância, que é idolatria.
Colosensses.3.5
Então a questão é! Se a paixão é algo tão voraz e perigoso para nossa vida espiritual, O que eu preciso saber sobre a ela Para que possamos usá-la para benefício do reino de Deus? É POSSÍVEL VIVER UMA MISSÃO APAXONANTE?
Sim, é possível, é sobre isso que veremos hoje em nossa quarta ministração de nossa série 12 SEMANAS.
3 DECISÕES QUE PRECISO TER PARA VIVER UMA MISSÃO APAIXONANTE
1. ELIME AS PAIXÕES CONCORRENTES
²¹ Jesus olhou para ele e o amou. "Falta-lhe uma coisa", disse ele. "Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me".
Marcos 10:21
“A minha paixão definirá as minhas escolhas” (Pr. Patrick Ribeiro)
Segundo os cientistas do comportamento é possível alguém se apaixonar por mais de duas coisas ao mesmo tempo, porém é fato que uma acaba tendo maior destaque por diversos fatores, mas chega um momento em que isso começa de fato trazer consequências e a opção por uma dessas paixões é mais que necessário é crucial para vida.
Porém toda escolha traz consigo consequências e algumas dessas impactam diretamente em seu ministério, em sua família ou pessoas que estão ao seu redor, porém há aquelas mudam completamente se relacionamento com Deus e com missão que ele te deu.
A diferença principal entre escolha positiva e negativa está no fato entre escolher segundo a vontade de Deus isto é positivamente e a vontade da minha carne isto é negativamente.
Não tem jeito, quanto mais crescemos mais descobrimos que a vida é feita por escolhas, e muitas delas difíceis de ser tomadas. Embora sabendo em qual é a melhor, ainda assim não é fácil tomá-las.
Diariamente temos que optar entre a Fé e razão, carne e espírito, servi a Cristo ou servi a mim mesmo, entre obedecer a Deus ou obedecer a minha vontade, ouvi a palavra de Deus ou ouvir a voz do coração.
“Os conflitos sempre existiram, para nos mostrar quem de fato servirmos.” (Pr. Patrick Ribeiro)
As nossas escolhas nos definem, elas nos mostram claramente qual o caminho que eu quero seguir.
E é nesse momento que a renúncia se faz necessária, pois ao colocarmos em confronto DEUS X EU, naturalmente eu direi claro que escolherei Deus! Porém responder assim é muito fácil o que realmente é difícil é constatar isso na prática.
A bíblia é repleta de exemplos sobre pessoas que escolheram teoricamente Deus e quando foram provadas na prática foram reprovados este é o exemplo que vimos no texto em Marcos 10. 17-22 sobre o jovem rico.
Até ser confrontado por Cristo em ter que escolher entre a riqueza e segui-lo, fora reprovado pela sua escolha negativa, pois o mesmo pensava que era fiel por guarda aquilo que era fácil guarda, mas quando tocou no assunto que era o centro de sua paixão e teve que optar, percebemos que na prática ele não amava Cristo e sim suas riquezas.
“Uma das maiores evidência de que amamos a Cristo é se renunciamos as paixões do meu coração”. (Pr. Patrick Ribeiro)
Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e seus desejos.
Gálatas. 5.24
“É impossível pertencer a Cristo se eu não renunciar as paixões desta vida”. (Pr. Patrick Ribeiro)
Para o jovem no texto de Marcos o que o impediu de apaixonar para o reino de Deus, foi porque seu coração estava apaixonado pela riqueza que conquistara. E você qual foi ou qual é a conquista atual que está te impedindo de viver uma missão apaixonante no reino de Deus?
2. A PAIXÃO CERTA, TRARÁ OS SOFRIMENTOS CERTOS
²² Diante disso ele ficou abatido e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. (Marcos 10:22)
Lembre-se “Os sofrimentos são inevitáveis.” A questão não é evita-los, mas sim escolher pelo que de fato vale a pena sofrer.
Assim podemos falar que o problema não é a paixão e sim pelo o que estamos apaixonados e sobre quais sofrimentos essa paixão me faz passar.
Como podemos ver não podemos dizer que o jovem rico não era apaixonado por Deus ou pela sua lei, o problema era que a intensidade dessa era inferior a sua paixão pela suas posses. O fato de ter que deixa-las o fez sofrer pela causa errada, pois a paixão de seu coração estava nas coisas erradas.
Uma definição interessante da Paixão é o Sofrimento. No latim “Pacione” quanto no grego “Páthos” a Paixão se refere a sofrimento.
Assim está apaixonado é está sofrendo por algo, ou pela falta de algo.
Então a paixão como um instrumento de benção se aprendemos a sofrer pela causa certa, por uma causa justa e principalmente pela MISSÃO DO EVANGELHO.
Me permita fazer-lhes algumas perguntas:
· Você sofre pela falta de ESTÁ EM COMUNHÃO com meus irmãos na casa do meu Deus? Salmo 84
· Você sofre pela falta DA PRESENÇA DE DEUS mais do que sofreria com a de uma pessoa amada? Salmo 37
· Quem está apaixonado pela MISSÃO DO REINO com certeza tende a:
o Sofrer por defender O EVANGELHO;
Desde evangelho fui constituído pregador, apostolo e mestre. Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido...
2Timóteo 1.11-12
o Sofrer pela a IGREJA DE DEUS
Agora me alegro EM MEUS SOFRIMENTOS, por vocês, e completo no meu coração o que resta das aflições de Cristo, EM FAVOR DO SEU CORPO QUE É A IGREJA.
1Colossenses 1.24
o Sofre pelo MINISTÉRIO que o Senhor o confiou;
Portanto, não se envergonhe de testemunhar do Senhor, nem sobre mim, que sou prisioneiro dele, mas suporte comigo os sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus que nos SALVOU, e nos CHAMOU com santa VOCAÇÃO, não em virtudes das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,
2Timóteo 8-9
Para alguns o serviço que desenvolvem na igreja é apenas um serviço, mas para os apaixonados é a grande oportunidade de servir a Deus e a igreja Dele através de um ministério. A paixão transformar um simples trabalho em um ministério.
3. TRANSFORME SUA PAIXÃO EM AMOR.
²³ Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! " (Marcos 10:23)
A paixão que não se transformar em amor é passageira e ilusória.
Quantos aqui já se apaixonou por outras pessoas que não seja o cônjuge que está hoje com você?
Embora a paixão pela causa certa seja uma benção para nossa vida se não for convertida em amor ela se torna algo descartável, passageiro onde hoje é e amanhã não é.
Porque esta é a natureza da paixão. Ela é apenas o pavio, o fogo inicial, mas não for alimentada até transformar-se em um sentimento consistente como o amor ela se apagará rapidamente.
Por isso muitos de nós quando começamos a nossa jornada espiritual inicialmente estamos empolgados, envolvidos, nos entregamos ao máximo.
Mas se esse envolvimento inicial não se transformar em amor verdadeiro ele se acaba e o resultado é que no passar do tempo não tem mais esse fogo acesso em nossos corações.
Constantemente veremos a bíblia nos chamado a retornarmos a paixão dos primeiros dias para que possamos continuar na nossa caminhada de fé e assim herdarmos nossa real recompensa.
³² Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento. ³³ Algumas vezes vocês foram expostos a insultos e tribulações; em outras ocasiões fizeram-se solidários com os que assim foram tratados. ³⁴ Vocês se compadeceram dos que estavam na prisão e aceitaram alegremente o confisco dos próprios bens, pois sabiam que possuíam bens superiores e permanentes. ³⁵ Por isso, NÃO ABRAM MÃO DA CONFIANÇA QUE VOCÊS TÊM; ELA SERÁ RICAMENTE RECOMPENSADA. ³⁶ VOCÊS PRECISAM PERSEVERAR, DE MODO QUE, QUANDO TIVEREM FEITO A VONTADE DE DEUS, RECEBAM O QUE ELE PROMETEU; ³⁷ POIS EM BREVE, MUITO EM BREVE "AQUELE QUE VEM VIRÁ, E NÃO DEMORARÁ. ³⁸ Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele". ³⁹ Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos. (Hebreus 10:32-39)
Só consegue viver o que este texto nos chama a viver, se realmente amamos ao Senhor como Ele mesmo disse: ¹⁵ "Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. (João 14:15). E aí, você já o ama ou está ainda apenas apaixonado?
CONCLUSÃO:
Amados ninguém está livre de se apaixonar a qualquer momento ou a qualquer circunstância, pois ela é algo que acontece naturalmente com qualquer pessoa.
Muitos até dizem que ninguém escolhe por quem se apaixonar, porém será que essa premissa é verdadeira?
Mas ainda que não escolhêssemos para quem se apaixonar, poderíamos escolher se queremos permanecer nela ou não, mais importante ainda podemos escolher a quem amar.
Hoje podemos fazer isso. Por quem ou para o que você irá sair daqui apaixonado? Por sua missão no reino ou por seus próprios desejos terenos?


Comentários