DESINTEGRAÇÃO.
- Potencialize Crie Resultados

- 29 de nov. de 2020
- 10 min de leitura
Atualizado: 30 de nov. de 2020
Fatores que se NÃO eliminarmos, eles nos eliminarão, a ponto de nos fazer desintegrar.
Texto base: 1Corintios 3.1-9
Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições,porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento.
O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho.Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus.
1 Coríntios 3:1-9
Introdução:
O que você faz quando descobre que o pneu de seu carro está careca? Ou que o motor de seu carro está vazando óleo? Ou quando as pastilhas do freio está com barulho?
E quando percebe que as paredes de sua casa estão todas deterioradas? Ou a maquiagem que demorou horas para fazer está borrada ou apagando no meio dos evento?
Em todas essas situações, precisamos “parar para reparar” porque se não a tendência é só piorar.
Transição:
Para compreendermos melhor acerca da mensagem de hoje será necessário entendermos um pouco sobre a igreja de Corinto através da carta de Paulo por onde teve com um dos objetivos tratar ou “reparar”alguns desvios de condutas que estavam atrapalhando o seu viver comunitário e assim os conduzindo para uma grande DESINTEGRAÇÃO de sua comunidade.
Mas o que significa esse termo?
DESINTEGRAR.Segundo o dicionário significa desfazer(-se) ou decompor(-se) algo em seus elementos ou partes constitutivas (isto é ou pequenos pedaços ou pequenos grupos); fazer perder ou perder a coesão; desagregar(-se)
Contexto da igreja
Estando o apostolo Paulo na cidade de Éfeso, recebeu essas noticias por três membros da igreja de corinto Estéfanas, Fortunato, e Acaíco ( I Cor 16:17) de que algo estava errado na igreja e que estava levando ela a se desintegrar.
Constatando essa situação, Paulo imediatamente escreve aos corintos a fim de orientá-los e ensiná-los para que tal situação venha ser resolvida e assim a igreja voltasse a florescer.
Nessas cartas podemos extrair vários fatores que precisavam ser corrigidos e que Paulo assim o vez, mas devido tempo resumiremos estes problemas em três grandes fatores que nas quais resolvendo-se esses, resolverá todos os outros.
3 fatores que se NÃO eliminarmos, eles nos eliminarão, a ponto de nos fazer desintegrar.
1. Divisões entre os membros (1Co. 1.11-12);
Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo".
1 Coríntios 1:11,12
Segundo o apostolo Paulo esses grupos revelavam algumas coisas sobre a igreja. Vejamos o capítulo 3.
I. A igreja, por mais que havia aceitado o evangelho ainda era carnal, criança na fé.
Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?
1 Coríntios 3:1-4
a. Crianças são totalmente dependentes de seus pais;
b. Crianças não tem discernimento do que é certo ou errado;
c. Crianças são facilmente iludidos com iludidos com qualquer “bala” ou “pirulito”.
d. Crianças acreditam em qualquer história conto de fadas que contam pra elas.
O papel do apostolo Paulo, bem como o papel de qualquer pastor é proteger seus filhos ministeriais de ventos e doutrinas que possam enganar e corromper seus filhos na fé.
O Senhor não criou os ministérios com a finalidade de DIVISÃO, mas para que CADA UM trabalhasse em sua área em prol dos mesmos objetivos.
Em Efésios 4. 11-16 Paulo nos fala sobre FINALIDADES, PROPÓSITO E OBJETIVO da criação dos ministérios.
FINALIDADES VS.11-13
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
PRIMEIRO: com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, (ensino)
SEGUNDO: para que o corpo de Cristo seja edificado, (crescimento)
TERCEIRO: até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, (espiritualidade)
QUARTO: e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. (Plenitude)
PROPÓSITO VS. 14
O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
· Vento de doutrina. (Ensinos sem fundamentação bíblica ou descontextualizados dela).
· Astúcia. (Dic. Grego strong grego: panourgia e sig. fraude, traição maldosa, esquema enganoso, sagacidade arrogante)
· Esperteza. (sutileza nas ações.)
OBJETIVOS VS. 15-16
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.
· Seguíssemos a verdade em amor,
· Crescêssemos em tudo em Cristo,
· Fossemos unidos
· Edificássemos a nos mesmos
· Edificássemos os outros na realização de nossa parte.
Lembre-se do que Cristo disse: Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.
Mateus 12:25
Se verdadeiramente queremos viver uma igreja, um relacionamento sem que ele se desintegre diante de nós a primeira coisa. Elimine as divisões.
2. O orgulho (1Co. 1.5-7);
Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual, enquanto vocês aguardam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado.
1 Coríntios 1:5-7
Lendo somente este verso teríamos muita alegria e dizer que os corintos foram abençoados com todas as categorias de dons espirituais. Desde o ensino ao de línguas, porém ao estudarmos o livro inteiro percebemos que infelizmente o que ocorreu foi que em vez de usá-los para unirem e assim crescerem, eles o usaram para se dividirem e retrocederem.
E o que causou esse retrocesso foi o orgulho que gerou uma disputa. No capitulo 4 nos versos 5 ao 7, Paulo diz:
Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: "Não ultrapassem o que está escrito". Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro. Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse? Vocês já têm tudo o que querem! Já se tornaram ricos! Chegaram a ser reis e sem nós! Como eu gostaria que vocês realmente fossem reis, para que nós também reinássemos com vocês!
1 Coríntios 4:6-8
Eles se reuniram em grupos, onde os discípulos de um líder, achavam ser melhores do que os discípulos de outros.
Por causa disso Paulo chega a dizer:
Meus irmãos, fui informado por alguns da casa de Cloe de que há divisões entre vocês. Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: "Eu sou de Paulo"; "eu de Apolo"; "eu de Pedro"; e "eu de Cristo". Acaso Cristo está dividido? Foi Paulo crucificado em favor de vocês? Foram vocês batizados em nome de Paulo? Dou graças a Deus por não ter batizado nenhum de vocês, exceto Crispo e Gaio; de modo que ninguém pode dizer que foi batizado em meu nome. ( Batizei também os da casa de Estéfanas; além destes, não me lembro se batizei alguém mais. )
1 Coríntios 1:11-16
A disputa de idéias e ensinos, gerou a falta de CONCORDÂNCIA. Paulo suplica para que eles voltassem a falar a mesma língua.
Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
1 Coríntios 1:10
· A falta de concordância é pivô de todas as divisões.
...Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? (Amós 3:3)
A concordância na oração
“Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus”.
(Mateus 18:18-19)
A concordância na intimidade
“Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.”
(1 Coríntios 7:5-6)
A concordância entre irmãos na fé
“Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor”. (Filipenses 4:2). Outra versões diz: ” que pensem concordemente”, “vivam em harmonia” ou que “vivam em paz no Senhor”.
“Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa”.
(Filipenses 2:2)
O Senhor deseja que a Igreja de um modo geral entenda a importância de concordarmos em tudo. Como disse Jesus, se concordarmos seremos Um, aperfeiçoados em unidade para que o mundo saiba que Jesus é com o Pai. (Jo 17:11;21;23), mas para isso é necessário vencermos o orgulho.
Pois como Salomão disse: O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos. (Provérbios 16:18,19).
3. O julgamento (1Co. 4.3-5);
Pouco me importa ser julgado por vocês ou por qualquer tribunal humano; de fato, nem eu julgo a mim mesmo. Embora em nada minha consciência me acuse, nem por isso justifico a mim mesmo; o Senhor quem me julga. Portanto, não julguem nada antes da hora devida; esperem até que o Senhor venha. Ele trará à luz o que está oculto nas trevas e manifestará as intenções dos corações. Nessa ocasião, cada um receberá de Deus a sua aprovação.
1 Coríntios 4:3-5
Nestes versos Paulo enfatiza não apenas, um julgamento entre os irmãos, mas também deles em relação a ele que era o seu pastor. Olha as acusações feitas a Paulo:
1.Proceder como um mundano (10.2);
Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos.
2 Coríntios 10:2
2 - Ser covarde (10.10);
Pois alguns dizem: "As cartas dele são duras e fortes, mas ele pessoalmente não impressiona, e a sua palavra é desprezível".
2 Coríntios 10:10
3 - Não ter as credenciais genuínas de um apóstolo (3.1; 12.11,12);
Será que com isso, estamos começando a nos recomendar a nós mesmos novamente? Será que precisamos, como alguns, de cartas de recomendação para vocês ou da parte de vocês?
2 Coríntios 3:1
4- Ser enganador (6.8);
Por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos,
2 Coríntios 6:8,9
5 - Ser insensato ( 11.16,19).
16.Faço questão de repetir: ninguém me considere insensato. Mas se vocês assim me consideram, recebam-me como receberiam um insensato, a fim de que eu me orgulhe um pouco.
17. Ao ostentar este orgulho, não estou falando segundo o Senhor, mas como insensato.18.Visto que muitos estão se vangloriando de modo bem humano, eu também me orgulharei. 19.Vocês, por serem tão sábios, suportam de boa vontade os insensatos! 20. De fato, vocês suportam até quem os escraviza ou os explora, ou quem se exalta ou lhes fere a face. 21. Para minha vergonha, admito que fomos fracos demais para isso! Naquilo em que todos os outros se atrevem a gloriar-se — falo como insensato — eu também me atrevo.
2 Coríntios 11:16-21
O julgamento, as acusações infundadas e as demais ações da igreja de corinto demonstram claramente o quanto ela estava distante do real cristianismo e para tal situação o apóstolo teve que tratar de maneira muito contundente.
Porém o que precisamos entender é que a bíblia em diversas vezes nos diz para não julgarmos.
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.
"Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu?
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Mateus 7:1-5
Portanto, você, que julga, os outros é indesculpável; pois está condenando a si mesmo naquilo em que julga, visto que você, que julga, pratica as mesmas coisas. Sabemos que o juízo de Deus contra os que praticam tais coisas é conforme a verdade. Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?
Romanos 2:1-3
Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Portanto, deixemos de julgar uns aos outros. Em vez disso, façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.
Romanos 14:12,13
Conclusão:
Mesmo sendo cartas bastantes polêmicas e cheias de ataques e defesas, Paulo tinha um único objetivo, cuidar dos Corintos, tudo que ele falou, fez e ensinou foi por amor aos corintos e por querer vê-los crescer em Cristo.
Vocês pensam que durante todo este tempo estamos nos defendendo perante vocês? Falamos diante de Deus como alguém que está em Cristo; e tudo o que fazemos, amados irmãos, é para fortalecê-los. Pois temo que, ao visitá-los, não os encontre como eu esperava, e que vocês não me encontrem como esperavam. Temo que haja entre vocês brigas, invejas, manifestações de ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem. Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.
2 Coríntios 12:19-21
Que nós como igreja, possamos fortalecer uns aos outros em amor, que possamos aprender cada um com o outro, sendo benção uns para com os outros.
Pois somos membros de uma mesma família, cujo pai celeste em breve dará ordem ao seu primogênito a vir nos buscar.
E se não estivermos bem uns com os outros aqui, pode ter certeza. Lá não iremos morar.
Pr. Patrick Ribeiro
Pastor & Analista Comportamental


Excelente pastor Patrick. Muito edificante essa mensagem, acredito que abençoará muitas vidas pois estarei compartilhando com alguns esse link.