DEIXANDO PARA TRAZ
- Potencialize Crie Resultados

- 26 de fev. de 2023
- 20 min de leitura
Atualizado: 27 de fev. de 2023
TÍTULO: DEIXANDO PARA TRAZ
TEXTO: Exposição no capítulo 6 de Juízes
MINISTRO: Pr. Patrick Ribeiro
TEMA: Oito atitudes que precisamos deixar para traz se quisermos ter uma mudança positiva de contextos em nossas vidas.

INTRODUÇÃO:
Até me lembro dos meus três primeiros anos na cidade de Taiobeiras estado de Minas Gerais. Minha esposa e eu éramos recém casados e fomos designados para um projeto de plantação de uma igreja nesta cidade.
Quando mudamos para lá tivemos que alugar imóveis para morarmos e isso de certa forma foi um desafio frequente pois nestes três primeiros anos mudávamos com muita frequência de casa, hora porque a casa que alugávamos tinha algum problema e que nos desagradava, hora porque achávamos outra melhor ou com uma localização melhor ou porque os proprietários aumentava o valor do aluguel e acabava fugindo das nossas condições financeiras.
O fato é que nossa média de permanência em cada casa não passava de seis meses.
Ao olhar para esse histórico percebemos que mudanças sempre acontecerão em nossas vidas as vezes porque queremos outras porque são necessárias e obrigatórias, mas o fato é que elas sempre acontecerão.
Nessas mudanças percebi que todas as vezes que elas aconteciam nos traziam muito trabalho, desmontar, carregar, descarregar e montar novamente e além do trabalho promovia-se muita bagunça que nos faziam perder algo até organizarmos tudo no lugar e assim encontrar, outras vezes ao desmontar encontrávamos algo que a tempos achávamos que estava perdido, mas quando decidimos desmontar as coisas para fazer a mudanças os reencontrava.
Assim são os processos de mudanças que enfrentamos em toda a vida, estamos sempre diante de mudanças, sejam espontâneas a fruto de uma decisão e disposição pessoal em fazê-las, ou talvez porque o estada atual é tão desconfortável que através da pressão sofrido somos obrigados a mudar, seja como for, mudanças é uma realidade que parece ser algo que formos programados naturalmente a ter.
TRANSIÇÃO:
A semelhança do exemplo acima podemos perceber o povo de Israel se mudaram do Egito para a terra de Canaã, como já sabemos a geração que entrou na terra prometido não é mesma que saiu do Egito, pois essa morreu no caminho devido a sua rebeldia a liderança de Deus através de Moisés e suas frequentes murmurações.
Mas conforme a própria bíblia nos ensina, essa geração não aprenderam com erros dos seus pais e agora enfrentam os mesmos problemas que eles quando estavam no Egito. A OPRESSÃO.
É triste perceber que Deus os livrou da opressão no Egito para terem uma vida de liberdade em suas própria terra, mas ao invés de gozar dessa liberdade, eles voltaram ser oprimidos agora em sua própria terra, isso porque mudaram de região geográfica, mas não mudaram a conduta de seus corações.
Por isso ao lermos o texto dos versos 1 ao 10 vemos o autor do livro de Juízes descrevendo um pouco da realidade desse povo oprimido.
· Eles estavam fazendo o que era mal diante do Senhor (v.1);
· Estavam oprimidos já a 7 anos pelos seus inimigos vizinhos os Midianitas (v.1);
· Estavam afugentados em sua própria terra fazendo covas nos montes para se esconder (v.2);
· Viviam uma rotina de desgraça contínua de seus alimentos e produtos (versos 3 e 4);
Essa situação os levou a clamar ao Senhor (Verso 7).
ATENÇÃO:
Isso me leva a lembrar de que a semelhança de muitos de nós, pois quando estamos desfrutando das benções prometidas do Senhor temos a tendência de achar que mérito nosso e que podemos fazer o que quisermos da nossa vida ou das benções que graça ele nos concedeu. O resultado é a opressão, destruição e a escarces, pois somente isso é que nos faz lembrar a quem realmente devemos servi e assim nos trazer de voltar para o verdadeiro propósito da nossa vida.
Diante do clamor do povo Deus por graça e misericórdia envia um profeta que trás uma reposta ao povo (v.8). Nessa resposta o Senhor faz TRÊS ponderações:
I. Deus os lembra quem de fato deu o que eles possuíam e quem os libertou. (versos 8 ao 9)
Com isso Deus está mostrando para eles que o sucesso que estavam tendo não viam dos dons, talentos, esforços, mas veio dele através de sua graça e bondade. E eles estavam usando a benção de sua liberdade em maldição que gerou opressão e desgraça que estavam enfrentando.
II. Deus aponta solução para eles. (Verso 10 parte a)
O Senhor ordena que eles abandonem a idolatria e voltem-se para Ele, pois Ele que foi o Deus que os livrou no passado.
III. Deus aponta o que levou eles aquela situação desgraçada. (Verso 10 parte b)
Eles deixaram de ouvir o Senhor.
Percebe que este profeta não fala o que o povo gostaria de ouvir, por exemplo: “Ah vocês me clamaram pode deixar que estou enviando o livramento”. Mas o profeta falou o que eles precisam ouvir:
Lembrou da bondade de Deus em salvá-los quando estavam sendo oprimidos no Egito;
Chamou-os ao arrependimento e voltar a adorar ao verdadeiro Deus;
Que toda a desgraça que estavam enfrentando era culpa exclusiva deles, pois não deram ouvidos ao Senhor.
“Tenho sentido a cada dia em meu coração que como pastor, não posso querer ser o pastor que a congregação gostaria de ter, mas sim o pastor que ela precisa ter”.
Pr. Patrick Ribeiro
Quando recebemos de Deus o que realmente precisamos, mesmo quando não gostamos se obedecermos certamente prosperamos.
Somente Depois que o Senhor os falou o que precisavam ouvir, foi que Ele enviou o que precisavam para os suprir.
Nunca podemos nos esquecer. O Deus que nos surpreende é mesmo que nos repreende, o Deus que supri é o mesmo que nos esculpe para sermos cada vez semelhantes ao seu filho Jesus Cristo.
E o que eles precisavam novamente era de um libertador. Alguém que foi obediente ao chamado Deus para dirigir aquele povo que estavam no caos, para um novo nível de crescimento espiritual e consecutivamente moral e social.
E esse libertado fora Gideão que tinha como missão promover as seguintes mudanças em meio aos seu povo:
· Contexto de sofrimento para o contexto de alívio;
· Contexto de desgraças contínuas para um contexto prosperidade;
· Contexto de fuga e esconderijo para um contexto de coragem e enfrentamento.
Antes de seguirmos gostaria de fazer uma pergunta. Qual é o contexto da vida hoje? Sofrimento ou alívio, desgraça ou prosperidade, medos ou coragem?
Talvez o Senhor te colocou diante dessa mensagem exatamente par que você promova uma mudança generalizada em seu contexto vida.
Mas para que você possa desfrutar desse novo contexto será necessário ter que abdicar-se de algumas coisas e assim como aprenderemos na vida de Gideão você antes de ter algo novo, terá que abandonar algumas atitudes e comportamentos do seu presente.
Por isso aprenderemos nessa mensagem:
OITO ATITUDES QUE PRECISAMOS DEIXAR PARA TRÁZ SE QUISERMOS TER UMA MUDANÇA POSITIVA DE CONTEXTOS EM NOSSAS VIDAS.
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
1. A INDISPONABILDADE (verso 11)
Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. ideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: "O Senhor está com você, poderoso guerreiro".
Juízes 6:11,12
Quando lemos este capítulo percebemos que o Senhor escolhe a Gideão para Guiar o povo em direção as mudanças positivas que estavam por acontecer.
Mas como percebemos o momento em que o anjo do Senhor aparece para fazer essa convocação não foi em um momento de lazer, folga ou porque e estava desocupado, mas muito pelo contrário como o texto nos montra Ele estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas o lagar.
Esse é um fato que não se restringiu a Gideão, mas temos diversos outros exemplos onde o Senhor convoca seus escolhidos para o ministérios enquanto estavam executando suas atividades diárias.
· Abraão já era empreendedor;
· Moisés apesentava as ovelhas do sogro;
· Eliseu estava arando a terra;
· Pedro estava pescando;
· Paulo estava em uma missão montado em um cavalo;
· Levi estava cobrando impostos
Percebemos que enquanto essas pessoas estavam envolvidas em seus projetos pessoas, o Senhor lhes apareceu seja pessoalmente ou através de um escolhido dele para lhes dizer. PARE E VENHA!
Assim a primeira lição que precisamos aprender é que precisamos abandonar a INSDISPONABILIDADE, mesmo que isso implique a ter que reajustar nossas prioridade.
Talvez você não deverá sair do seu emprego como Pedro, Levi, ou sair da casa dos seus pais como Abraão ou terminar seu noivado como Jeremias, mas com certeza deverá reajustar suas prioridades, sua agenda e sua motivação para assim ter maior disponibilidade para cumprir o propósito de Deus para sua vida e consecutivamente para nossa família espiritual que carinhosamente chamamos de igreja.
Gideão teve que deixar para traz a vida de agricultura para se disponibilizar a ser o general de um exército. Você está disposta deixar para trás a vida de um simples frequentar de igreja para se disponibilizar a ser um real discípulo de cristo?
Em Lucas capítulo 9 versos 57 ao 62, mostra-nos 3 homens que queriam se tornar discípulos, mas não queriam esta disponível para isso, por causa das ocupações que estavam em suas agendas como prioridade. Nenhum deles o puderam ser, pois nenhum deles disponibilizaram-se em priorizar o reino em suas agendas.
E você realmente está disponível? Qual o nível de sua disponibilidade para se permitir se usado pelo Senhor para abençoar sua geração?
Essa disponibilidade precisa acontecer em grau máximo como observamos Jesus dizer:
Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6:33
E o contexto onde Jesus disse é o sobre o comer e o vestir, isto é: Bem-estar e alimentação. E se você observar toda sua agenda frenética se resumirá exatamente nisso; a busca por bem-estar e alimentação.
Mas se você priorizar sua agenda pessoal para coisas do altíssimo Ele mesmo disse que o senhor lhes acrescentará estas outras.
Então, está convencido que para ver seu contexto mudar será necessário nos próximos dias está mais disponível para reino de Deus, está disponível para que Ele atue através de você?
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz...
2. A VITIMIZAÇÃO (verso 13)
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’ Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
Juízes 6:13
Quero definir vitimização aqui como:
A vitimização é uma percepção que a pessoa desenvolve da sua condição de vítima de algo ou alguém e isso de maneira exagera ou infundada.
Essa é a definição que faço quando vejo a resposta de Gideão ao anjo e talvez seja a mesma da sua. Pois Gideão responde ao anjo com outra pergunta; se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso?.
Você já duvidou que o senhor estivesse com você, devido ao tamanho da luta que estava enfrentando?
Observe nesse verso que Gideão mesmo diante de uma saudação incrível do anjo sua mente está focada em se colocar na posição de vítima do momento em que se encontra.
Percebemos isso em três argumentos que ele usa.
I. Sua dúvida da presença de Deus, mesmo o anjo afirmando que o Senhor era com ele.
"Ah, Senhor", Gideão respondeu, "se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso?
O Vitimista desenvolve uma grande dificuldade de reconhecer a possibilidade da mudança mesmo que isso seja declarada pelo senhor em sua santa palavra.
Ele supervaloriza a possibilidade da desistência, do fim do “não dar mais certo”, do que reconhecer que o contexto presente pode ser mudado a partir da mudança de suas principais crenças.
II. Seu posicionamento SAUDOSISTA em relação ao passado do seu povo.
Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’
Olhar para o passado pode ser uma benção quando é pra se extrair dele lições preciosas para se melhorar no presente e planejar um futuro melhor.
Porém infelizmente o vitimista ele não olha para passado assim, pelo contrário ele busca no passado argumentos para justificar sua inércia no presente, com frases típicas como: “Já tentei demais não vale a pena tentar mais”, outra frase; Hoje não era como antes, antes era tão bom.”
O vitimista valoriza tanto o seu passado, que o seu passado nunca consegue se tornar passado, pois o vitimista sempre está o despertando pra justiçar os sua falta de criatividade e atitude no tempo presente.
III. Sua acusação de CULPA a pessoa errada.
Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã".
Em parceria com o saudosismo o vitimista também tem o enorme desafio de aprender a identificar quem realmente é o culpado pelos erros. Que no caso é ele mesmo.
Perceba que mesmo o ajo dizendo os motivos que levou o povo a está passando por aquela crise, a atitude vitimista de Gideão não o permite perceber isso e acaba acusando Deus de cometer abandono.
E como vemos no texto, não foi Deus que os abandonou, mas eles que se afastaram Dele.
Assim são vitimistas, Nunca é ele, são as pessoas que o abandonou e nunca foi o distanciamento dele, foram seus pais que fizeram isso e aqui por isso ele é isso e aquilo, mas ele não percebe que mesmo que seus pais tiveram atitudes erradas no passado, cabe a ele tomar novas atitudes no presente e escrever um novo futuro.
E você será que não tem sido um vítima da sua própria história? E é sobre isso que falaremos a seguir; que tipo de história você conta acerca de si mesma?
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
3. A VELHA HISTÓRIA CONTADA SOBRE SI MESMO (verso 15)
Antes de desenvolver este argumento gostaria de te fazer uma pergunta.
· Como você analisa os ministérios de Gideão, Moisés e Jeremias?
· Você acha que eles foram usados por Deus?
Veja alguma das respostas que eles deram ao Senhor quando foram desafiados a mudarem de níveis:
I. Diante do chamado Gideão respondeu:
"Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família".
Juízes 6:15
II. Diante do chamado Jeremias respondeu:
Mas eu disse: "Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem".
Jeremias 1:6
III. Diante do chamado Moisés respondeu:
Moisés respondeu: "E se eles não acreditarem em mim nem quiserem me ouvir e disserem: ‘O Senhor não lhe apareceu’? "
Êxodo 4:1
Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! "
Êxodo 4:10
Respondeu-lhe, porém, Moisés: "Ah Senhor! Peço-te que envies outra pessoa".
Êxodo 4:13
Qual a semelhança entre esses três homens ao ouvir o chamado do Senhor?
A PERCEPÇÃO QUE ELES TINHAM DE SÍ MESMO QUANDO.
Gideão disse que não poderia ser General porque sua família, sua e sua cidade era pequenas demais.
Jeremias disse que era jovem demais
Moises disse que o povo não acreditaria nele, que ele não tinha facilidade de falar e por fim pede pra Deus enviar outro.
Será que você não está contando uma dessas histórias para você mesmo?
Será que você não tem usada desses mesmos argumentos para justificativa sua inércia, seu medo e assim se alto sabotar? Porém Deus tinha um percepção diferente para cada um deles.
A PERCEPÇÃO DE DEUS EM RELAÇÃO A ELES.
· Para com Gideão era:
O Senhor está com você, poderoso guerreiro". (Juízes 6:12)
· Para com Moisés era:
O Senhor disse a Moisés: "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome". (Êxodo 33:17)
· Para com Jeremias era:
O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. (Jeremias 1:7)
Será que não está na hora de para de contar sua história sob o seu modo ver e começar a conta-la sob a perspectiva divina? Lembre-se:
Deus não nos vê como éramos ou somos, mas em quem podemos nos tornar.
Será que não está na hora de parar de focar em quem você foi ou quem você é, para focar em quem Deus te chamou para ser? Pense nisso!
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
4. A DÚVIDA (verso 17)
E Gideão prosseguiu: "Se de fato posso contar com o teu favor, dá-me um sinal de que és tu que está falando comigo. Juízes 6:17
Existe uma frase de Sigmund Freud que é a seguinte:
“Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida”
Para muitas pessoas quanto mais duvida tivermos, mas sábios podemos nos torar, porém por mais que essa fase possa se validar nos termos da sociedade sem Deus, para nos que o seguimos isso não é a uma verdade quando nos falamos de fé.
Tiago o meio irmão de Jesus disse:
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.
Tiago 1:5-8
Se para Freud a dúvida conduz a sabedoria, para Tiago o pedir a Deus com fé e SEM DUVIDAR, receberemos sabedoria. Muitos de nos enfrentamos desafios desconfortantes hoje porque no passado nossas decisões foram baseadas segundo a sabedoria deste mundo, os conselhos de pessoas sem Deus e percepções erradas de quem nós somos.
Porém o Senhor reque que confiemos na exclusividade do evangelho de Cristo, sem duvidar e sem questionar, pois se o Senhor ordenou ou falou algo em sua palavra, é isso que e a verdade, independente do pensador, filósofo ou teólogo possa dizer ao contrário. Paulo diz:
Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus.
1 Coríntios 2:4,5
Aos Tessalonicenses ele escreveu:
Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção.
1 Tessalonicenses 1:4,5
Por mais que Gideão provou ao Senhor para assim acreditar e confiar que o Senhor o estava chamando para um tempo de mudanças não apenas na sua vida, mas na vida de todo o seu povo. O que o Senhor que tenhamos é apenas a confiança em sua palavra e somente isso. Assim como O senhor disse a Tomé.
Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram".
João 20:29
E você é dos que precisam ver pra crê, ou que crê para vê?
Quem sabe é a DÚVIDA que está limitando você ser tudo que Deus te criou para ser, qual o salto de fé que precisa dar hoje? Pense nisso.
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
5. O INDIVIDUALISMO (verso 27a)
Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara...
Juízes 6:27a
Existe uma fase que ouvimos muito no DNA que é:
Se quiser rápido vai sozinho, mas se quiser ir mais longe vai acompanhado.
Se tem algo que observamos na história dos grandes herois da bíblia sagrada, é que embora eles tenham recebido um chamado especial para executar seu ministério, eles porém nunca o fizeram sozinhos.
Moisés => Arão, Mírian, Ur, Jetro, Calebe e Josué, sem falar dos anciões.
Josué=> Os anciões
Davi=> Seus valentes
Paulo=> Presbíteros e pastores locais
Primeiros apóstolos=> Diáconos
Jesus=> Discípulos
Tão fantástico quanto o compartilhar da missão que o líder fizera com seus liderados era a disponibilidade que estes tinham em relação a missão dada pelo líder, veja um dos vários exemplos dessa relação no livro de Josué capítulo um.
Então eles responderam a Josué: "Tudo o que você nos ordenar, faremos, e aonde quer que nos enviar, iremos.
Assim como obedecemos totalmente a Moisés, também obedeceremos a você. Somente que o Senhor, o seu Deus, seja com você, como foi com Moisés. Todo aquele que se rebelar contra as suas instruções e não obedecer às suas ordens, seja o que for que você lhe ordenar, será morto. Somente seja forte e corajoso! " Josué 1:16-18
A semelhança de Moisés, Gideão compartilhou não apenas com estes 10 servos, mas conclamou trinta e dois mil homens para lutarem com ele e cumprirem juntos essa missão.
Por isso se queremos desfrutar de uma mudança de contexto positiva em nossas vidas teremos que deixar para traz o péssimo defeito de queremos resolver tudo sozinho.
Deus nos fez pertencer a uma família ministerial e espiritual exatamente para compartilharmos não apenas nossas vitórias, mas também nossas lutas, nossos desafios. Por isso que Paulo e Tiago diz:
Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo. (Gálatas 6:2)
Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz. (Tiago 5:16)
E aí, vai continuar carregando tudo sozinho ou vai partilhar? Quem saber a mudança poderosa de sua vida não irá começar a partir de uma boa conversar com um companheiro de fé?
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
6. O MEDO DOS JUGALMENTOS (Verso 27b)
... Mas com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia.
Juízes 6:27b
CONFESSO!
Já tive de fazer coisas importante para mim ou para o reino com medo do impacto que as pessoas que eu julgava importante para mim poderia sofrer.
Já tive medo de falar algumas verdades em Deus e até mesmo de falar do evangelho com o receio da retaliação de amigos e até mesmo de familiares, e posso afirmar pra você que até hoje em alguns momentos ele bate a porta.
Já me peguei com medo de postar alguma pregação que gravei com medo da repercussão que teria diante de uma verdade bíblica defendida veementemente.
Mas louvo ao Senhor que mesmo diante destes medos pela sua infinita graça e amor ele não permitiu que eu desistisse da falar ou fazer o que teria que falar ou fazer e por isso posso dizer com muita tranquilidade. Eu durmo em paz por saber que não terei que prestar contas por algo que tinha que dizer ou fazer e não disse e nem falei. E você também dorme?
A postura de Gideão é semelhante ao de Nicodemos descrita no evangelho de João capítulo três. Fez a noite para que as pessoas que eles julgavam importantes não vessem. Talvez seja você
Orar, mas não ora para pessoas ouvirem ou verem;
Aprendeu e entendeu, mas não compartilha com outros para que também possam entender e saber.
Tudo isso por causa do medo do julgamento dos outros, o medo do que os outros possam falar, comentar e criticar, o medo de errar, de não conseguir e tantos outros medos...
Mas o Senhor te colocou diante dessa mensagem pra te dizer algumas coisas:
1º. Se você verdadeiramente ama ao Senhor, precisará deixar para traz os seus medos:
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
1 João 4:18
2º. Os piores medo de uma pessoa só é vencido quando ela se posiciona para enfrenta-los:
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Salmos 23:4
Moisés teve medo do povo não o ouvir e de faraó não entende-lo. Se ambas as coisas acontecerem Moisés não teria outra consequência se não morte.
Mas Ele confiou no chamado de Deus enfrentou seus medos e já sabemos como tudo terminou.
Até quando ficará na mesma fase, simplesmente por que tem medo de enfrentar o desafios que te levaram para a próxima?
Será que hoje não é o dia de tomar uma atitude diferente?
enfrentar o desafios que te levaram para a próxima?
Talvez as palavras que o Senhor disse a Gideão te dê mais ânimo: Disse-lhe, porém, o Senhor: "Paz seja com você! Não tenha medo. Você não morrerá". ( Juízes 6:23)
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida deverá deixar para traz
7. A INDIFERENÇA COM O PECADO (verso 28)
De manhã, quando os homens da cidade se levantaram, lá estava demolido o altar de Baal, com o poste sagrado ao seu lado, cortado, e com o segundo novilho sacrificado no altar recém-construído! Perguntaram uns aos outros: "Quem fez isso? " Depois de investigar, concluíram: "Foi Gideão, filho de Joás".
Juízes 6:28,29
Você já flou ou já ouviu um dito popular que diz o seguinte: “Quem cala consente!”. Embora eu não concorde totalmente este dito, uma coisa é certa em alguns casos ele faz muito sentido.
Podemos não ter muita informação acerca da vida religiosa de Gideão antes do anjo aparecer para ele, mas com certeza se ele não adorava a Asera e a Baal, pelo menos não estava fazendo muita coisa contra eles.
Isso significa que seja pelo medo da retaliação ou da família ele estava inerte, passivo e indiferente com a idolatria de seu povo e isso só mudou porque o Senhor lhe apareceu e ordenou que tomasse providências.
Atitudes de indiferença diante do pecado é um crime espiritual grandíssimo. Lembra-se do que o Senhor fez a família do sacerdote Elí, por ele ter sido omisso aos pecados dos filhos? Se não lembra leia a história completa no livro de 1 Samuel 2:12-36. Mas veja o verso onde o Senhor declara no capítulo três versos 12 e 13 de 1ª Samuel.
Nessa ocasião executarei contra Eli tudo o que falei contra sua família, do começo ao fim. Pois eu lhe disse que julgaria sua família para sempre, por causa do pecado dos seus filhos, do qual ele tinha consciência; seus filhos se fizeram desprezíveis, E ELE NÃO OS REPREENDEU.
1 Samuel 3:12,13
O que dizer sobre o Atalaia descrito na profecia no livro do profeta Ezequiel capítulo 33, mais especificamente no verso seis que diz:
Mas, se a sentinela vir chegar a espada e não tocar a trombeta para advertir o povo e a espada vier e tirar a vida de um deles, aquele homem morrerá por causa de sua iniqüidade, mas considerarei a sentinela responsável pela morte daquele homem’.
Ezequiel 33:6
Para que desfrutemos de uma mudança de contexto positiva em nossa família, em nossa igreja e em nossas vidas deveremos deixar para traz a indiferença com o pecado tanto com os nossos, quanto para os que estão próximos a nós.
Fazer vista grossa com o erro é a mesma coisa de negligenciarmos o diagnóstico de um câncer. Com certeza o destino será a morte!
Para que você possa desfrutar de uma mudança de contexto positiva em sua vida por fim deverá deixar para traz
8. A FALTA DE PODER ESPIRITUAL (verso 34)
Então o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão, e ele, com toque de trombeta, convocou os abiezritas para segui-lo.
Juízes 6:34
Nunca se falou tanto a palavra EMPODERAMENTO como nos últimos tempos, geralmente relacionada ao feminismo. Mas o fato que não existe uma mudança real na vida de uma pessoa se realmente esta não se revestir de um empoderamento.
Empoderamento em uma forma simples de dizer é a “busca por poder”.
As mulheres por exemplo têm buscado cada vez mais aumentar seu poder de decisões e de escolhas.
Países buscam por poder bélicos, poder de mercado
Homens buscam por poder financeiro, poder de conquistas diversas e outros.
Mas qual é o empoderamento que verdadeiramente a bíblia nos chama a buscar? Qual empoderamento realmente é que precisamos para cumprimos os propósitos de Deus enquanto estamos aqui. A resposta com certeza você já sabe! É o poder do Espírito Santo.
Você não conseguirá as mudanças espirituais que tanto busca, se primeiro não empoderar-se do Espírito Santo.
O EMPODERAMENTO DO ESPÍRITO SANTO PRECISA PRECEDER O SEU MINISTÉRIO
· Gideão só convocou os 32.000 soldados depois que foi empoderado pelo Espírito. (Juizes 6. 34-35)
·Saul só pode agir como rei depois cumprir nele o empoderamento do Espírito. Veja:
Então Samuel apanhou um jarro de óleo, derramou-o sobre a cabeça de Saul e o beijou, dizendo: "O Senhor o tem ungido como líder da herança dele.
1 Samuel 10:1
O Espírito do Senhor se apossará de você, e com eles você profetizará em transe, e será um novo homem. Assim que esses sinais tiverem se cumprido, faça o que achar melhor, pois Deus está com você.
1 Samuel 10:6,7
·Os apóstolos só puderam se tornar testemunhas de Cristo após o empoderar-se do Espírito Santo:
Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra".
Atos 1:8
·Paulo só se tronou apostolo ser empoderar-se do Espírito Santo através da intercessão de Ananias:
Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo".
Atos 9:17
·Cristo só iniciou seu ministério após ser batizado com o Espírito Santo veja:
Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: "Este é o meu Filho amado, em quem me agrado".
Mateus 3:16,17
I. Antes do empoderamento do Espirito de Deus GIDEÃO era apenas um agricultor revoltado e frustrado, após se tornou um general motivado e cheio de propósito.
II. Antes do empoderamento do Espirito de Deus SAUL era apenas um pecuarista perdido, após se tornou a pessoa mais importante de Israel.
III. Antes do empoderamento do Espirito de Deus OS DISCÍPULOS era apenas um monte de homens e mulheres amedrontados e enlutados com a incerteza do amanhã, após se tornaram as testemunhas mais poderosas do evangelho de cristo.
IV. Antes do empoderamento do Espirito de Deus CRISTO era apenas o filho de Maria e judeu comum entre os demais, após se o HOMEM MAIS TEMIDOS DOS RELIGIOSOS JUDEOS.
Quando estamos revestidos e poder, somo usados por Deus para:
· Curar enfermos;
· Salvar o perdido;
· Pregar com ousadia;
· Defender o santo evangelho;
Sem o poder de Deus em nós, nada poderemos fazer. E aí você tem buscador empoderar-se deste poder?
CONCLUSÃO:
Quero concluir com as seguintes perguntas:
Quem você é hoje?
E em quem Deus irá te transformar?
Talvez não saibamos hoje. Mas uma coisa com certeza é certa se aplicarmos essas oito verdades em nossas vidas poderemos esperar mudanças poderosas.
Por isso não deixe que essa mensagem seja mais uma em sua lista de mensagens lidas ou assistidas. Por comece uma nova jornada hoje em direção a um novo estilo de vida, um estilo de vida que agrada a Deus.
Mas não esqueça de deixar para traz.
1. A indisponibilidade
2. O vitimismo
3. A velha história contada sobre si mesmo
4. A dúvida
5. O individualismo
6. O medo dos julgamentos
7. A indiferença com o pecado
8. A falta de poder espiritual
Oro para que essa palavra o faça a caminhar em direção as mudanças práticas para uma vida de vitórias para glória de Deus, por isso mechar-se e comece sua jornada agora mesmo.
Pois estarei te esperando lá! Forte abraço.
Assista a ministração dessa palavra no vídeo abaixo:


Palavra poderosa. Se aplicarmos com certeza seremos muito edificsfos!