MENSAGEM: 05/12- O ambiente de oportunidades!
- Potencialize Crie Resultados

- 30 de jul. de 2023
- 7 min de leitura

PROGRAMA:
QUEM REALMENTE SOMOS
SÉRIE:
Jornada 12 semanas
TEMA DA SEMANA:
Novas Oportunidades
TEMA DA MENSAGEM:
05/12- O ambiente de oportunidades!
TEXTOS BASE:
Mateus 25.14-30
MINISTRO:
Pr. Patrick Ribeiro
DATA: 30/07/2023
Introdução
Glória a Deus você está aqui. Hoje em nossa 5ª mensagem da nossa série de 12, que carinhosamente estamos chamando de “jornada das 12 semanas”, caso não esteja inteirado do propósito dela, gentileza dê uma olhada nas ministrações anteriores.
O sermão de hoje está sendo pautado a partir da nossa 5ª crença básica como IPR de Almenara que diz o seguinte: Somos um ambiente de autenticidade e oportunidades; ela traz consigo dois dos valores que consideramos muito importantes em nossa congregação a Autenticidade e Oportunidade para entendermos melhor sobre isso leremos o texto de Mateus capítulo 25. Versos 14 ao 30.
Transição
Muitas vezes temos um pensamento que ausência é sinônimo de abandono, desleixo ou até mesmo de falta de amor, raramente ligamos a atitude da ausência a algo bom.
Porém mesmo nas coisas mais naturais que existem percebemos que a ausência também se faz necessário. Exemplo disso, se não for a ausência do sol e do verão, nunca poderíamos desfrutar do gostoso inverno, assim se não fosse a ausência do inverno nuca poderíamos desfrutar do gostoso verão, principalmente quem mora em regiões litorâneas.
Pois bem, nem sem sempre a ausência é ruim, desde que:
· Seja pelo TEMPO NECESSÁRIO,
· Seja PLANEJADA,
· Seja pelos MOTIVOS CERTOS;
Assim como pais que precisam se ausentar de casa e tem que deixar seus filhos, eles sabem que não podem demorar muito, não podem sair de repente sem um planejamento, e não podem sair sem que antes tenha preparado alguém que possa dentro de sua capacidade substituí-los.
Assim é a parábola que lemos, onde o senhor conta a história de três servos que receberam uma grande oportunidade, onde o seu patrão no caso um proprietário que precisou viajar, mas antes disso decidiu distribuir responsabilidade para cada um deles, segundo a capacidade que ele observou neles.
A semelhança deste homem da parábola, na vida cotidiana muitas das vezes para que o ambiente de oportunidades possa surgir, é necessário a ausência do líder, do responsável, para que de fato os liderados possam florescer e descobrir sua melhor versão.
Josué floresceu após a morte de Moisés, assim como Eliseu com o arrebatamento de Elias e os discípulos com a partida de Cristo e Timóteo com prisão de Paulo. Porém todos estes antes de partir, treinou cada um destes. Hoje veremos sobre o que um ambiente de oportunidades pode trazer para aqueles que estão sendo treinados por Deus na concretização de seu propósito. Vamos lá!
Um ambiente de oportunidades proporciona
1. DESENVOLVIMENTO DAS NOSSAS COMPETÊNCIAS (Mateus 25.16-17);
E, tendo ele partido, o que recebera cinco saiu imediatamente a negociar com eles, e ganhou outros cinco talentos. Do mesmo modo, o que recebera dois, ganhou também outros dois.
Segundo o dicionário COMPETÊNCIA é junção de fatores muito importantes que juntos desencadeiam o sucesso em tipo de trabalho:
· O conhecimento;
· A habilidade,
· Atitude:
CONHECIMENTO
Em toda a bíblia vamos encontrar mais de 121 referências falando acerca da necessidade do conhecimento e dos benefícios dele:
Só nos livros de Salomão (provérbios e eclesiastes) encontramos 45 dessas referências sobre conhecimento. Duas delas são:
"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;" (Provérbios 3 : 13)
"O que ama a instrução ama o conhecimento, mas o que odeia a repreensão é estúpido." (Provérbios 12 : 1)
Oséias disse acerca do conhecimento:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Jesus Cristo diz que:
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
João 8 : 32
"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus."
Mateus 22 : 29
HABILIDADE
A habilidade é o resultado final de processo de repetição de uma tarefa específica, isso é só nos tornamos hábil em alguma coisa quando insistimos em repetir por diversas vezes algo que aprendemos isso é treinamento.
A bíblia nos da vários exemplos de pessoas habilidosas
· Na construção do tabernáculo em êxodo.
"E todas as mulheres, cujo coração as moveu em habilidade fiavam os pêlos das cabras."
Êxodo 35.26
· Os jovens Daniel, Misael, Ananias e Azarias na Babilônia.
"Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus."
Daniel 1.4
· Deus usou a habilidade de Davi com a funda para matar Golias;
·Deus usou a habilidade de Davi com a harpa para expulsar o demônio da vida de Saul;
·Quais as habilidades que você tem para que Deus possa usar para realizar algo tremendo neste tempo?
LEMBRETE IMPORTANTE:
Habilidade não é herdada e nem ganhada, é DESENVOLVIDA, com muito treino, esforço e muita dedicação!
ATITUDE:
A atitudes é o ultimo estágio que revela uma pessoa competente, pois ela é a somatória das duas primeira conhecimento e habilidade, só que agora na prática.
Paulo em seus últimos conselho a seu discípulo Timóteo disse:
"Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade."
(II Timóteo 2.14-15)
Conhecimento trás libertação, mas tê-lo sem está aliado a prática gera perdição!
Pedro falando acerca de pessoas que haviam chegado ao conhecimento da verdade, mas que não estavam praticando relata em sua carta.
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
2Pedro 2.21-22
Jesus ilustra isso em Mateus 7 comparando o homem que ouve não pratica com alguém que constrói sua casa sobre a areia.
Nossa geração não sofre por falta de conhecimento ou de habilidades, mas por falta de atitudes!
Um ambiente de oportunidades proporciona
2. REVELAÇÃO DO CARÁTER (Mateus. 25.18);
Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.
Nesse o ambiente de oportunidade demonstrou que nem todos estavam dispostos a usarem toda ou quase nada de sua competência, eis os motivos:
I.Falta de iniciativa positiva (cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor... v.18)
II.Suposições erradas (Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste v.24);
III. Medo (E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu. V.25)
IV. Negligência (Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. (v.25-26)
Leia o que a bíblia diz: Maldito é o homem que faz a obra do Senhor relaxadamente... (Jeremias 48:10)
Assim como o óleo não se mistura com a água, assim é o negligente quando exposto a um ambiente de estimulo constante a evolução, rapidinho se afasta dos que buscam sempre seu próximo nível.
Um ambiente de oportunidades proporciona
3. PRESTAÇÃO DE CONTAS (Mt 25.19);
Depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e ajustou contas com eles.
A prestação de contas apresenta alguns benefícios:
· SASTIFAÇÃO e CONTENTAMENTO.
Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles. E o seu senhor lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E, aproximando-se também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos. Disse-lhe o seu SENHOR: Muito bem, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
· Disponibilidade de mais RECURSOS.
Muito bem, servo bom e fiel. Foste fiel no pouco, sobre muito te colocarei (v.19)
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância (v.28,29)
· Promoção dos FIEIS.
Muito bem, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. (v.19)
· Confronto dos NEGLIGENTES.
Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes. (v.26,27)
O Senhor puniu os incompetentes não porque faltou conhecimento ou habilidade, mas sim porque faltou atitude.
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Conclusão:
Amados Deus não nos chamou para sermos sempre “discípulo”, é do desejo de Deus que nos transformemos em “apóstolos”, É da vontade Dele que sejamos enviados. Mas para que isso aconteça precisamos aproveitar bem as oportunidades que Ele constantemente tem posto em nossas vidas. Para isso finalizo com alguns conselhos:
I. Pare de procrastinar.
II. Vença a murmuração com ferramenta da gratidão;
III. Aprenda a dar e receber feedbacks;
IV. Troque a crítica pelo discernimento;
V. Tenha em mente que um dia prestará contas de tudo que tens recebido (Do aprendizado aos talentos não utilizados)
VI. Permita-se ser confrontado sem que no final você desista ou fuja, lembre-se que ele nos apresenta um lado nosso que insistimos omitir.
Por isso use não deixe a oportunidade passar, caso não esteja acompanhando a campanha, faça isso hoje, Deus está nos dando a chance de nos tornamos melhor do que somos, não deixe isso passar.


Comentários