top of page

MENSAGEM: 03/14 Autenticidade Contagiante

Atualizado: 9 de mar. de 2023


ree

SÉRIE: 40 dias de vida contagiante

MENSAGEM: 03/14 Autenticidade Contagiante

MINISTRO: Pr. Patrick Ribeiro

DATA: 08/03/2023

TEXTO BASE: Ester 2. 8-20


APRESENTAÇÃO:

Após aprendermos acerca do Impacto Contagiante e o coração contagiante, chegamos a nossa terceira mensagem dessa série que está sendo super abençoadora. Hoje falaremos sobre AUTENTICIDADE CONTAGIANTE.


APRESENTAÇÃO:


VIVER UMA FÉ AUTÊNTICA É: Viver uma fé sem falsidade, verdadeira, genuína. No evangelho de João temos uma expressão de Jesus que exemplifica isso, veja: Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: "Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade".

João 1:47

Se fosse hoje e você estivesse se aproximando de Cristo, ele conseguiria fazer esse mesmo comentário acerca de você?

Se não, o que falta para que você possa desenvolver uma vida cristã mais genuína, mais autêntica?


Marianna Moreno diz:

As pessoas autênticas são as mais felizes porque se amam como são e buscam melhorar o que lhes incomodam.

Em outra ela conclui:

Demorei muitos anos para me descobrir. Agora que sei quem sou, mostro minha autenticidade para todo mundo.
Marianna Moreno

Viver autenticamente talvez seja um dos grandes desafios que possamos em nossa jornada aqui na terra, Bill Hylpes diz:

Há tantos fingidores hoje que as pessoas genuínas e sinceras acabam criando agitação só por serem que elas realmente são.

E para evitar conflitos e outras perturbações as pessoas acabam buscando viver de maneira “mascarada” negando assim sua identidade e suas características peculiares, vivência essa que pode a longo prazo promover transtornos por vezes irreversíveis.


Em nosso texto base vemos dois versículos que nos chama muito atenção, onde em ambos a protagonista dessa história é orientada a não revelar sua verdadeira origem, sua verdadeira identidade, observe:

Ester não tinha revelado a que povo pertencia nem a origem da sua família, pois Mardoqueu a havia proibido de fazê-lo.

Ester 2:10

Ester havia mantido segredo sobre seu povo e sobre a origem de sua família, conforme a ordem de Mardoqueu, pois continuava a seguir as instruções de Mardoqueu, como fazia quando ainda estava sob sua tutela.

Ester 2:20

O interessante é que por mais que os versos relatam que o motivou Ester a esconder sua história foi a obediência as ordens do seu primo. A pergunta nesse sentido é; o que levou Mardoqueu a orientar a Ester a fazê-lo.


O texto não explicita isso, mas lendo toda a história podemos argumentar que as possíveis causas foram:

· Medo da discriminação que Hadassa poderia sofre longe dele

· Medo de algum atentado contra ela por ser judia;

· Ou simplesmente entendeu que ainda não era o tempo apropriado para isso;


Porém o fato é que mesmo ocultando a origem de Hadassa, eles não ocultaram sua fé, nisso ele seus comportamentos foram autênticos, o que resultou em seu povo sendo livre da maior sentença de morte que os judeus passaram estando eles na Babilônia. E é sobre isso que falaremos hoje:


O que acontece quando decidimos viver de forma AUTÊNTICA A NOSSA FÉ.


1. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER FIDELIDADE (3.5).

2.Todos os oficiais do palácio real curvavam-se e prostravam-se diante de Hamã, conforme as ordens do rei. Mardoqueu, porém, não se curvava nem se prostrava diante dele. 3 Então os oficiais do palácio real perguntaram a Mardoqueu: "Por que você desobedece à ordem do rei? " 4 Dia após dia eles lhe falavam, mas ele não lhes dava atenção e dizia que era judeu. Então contaram tudo a Hamã para ver se o comportamento de Mardoqueu seria tolerado. 5.Quando Hamã viu que Mardoqueu não se curvava nem se prostrava, ficou muito irado. 6.Contudo, sabendo quem era o povo de Mardoqueu, achou que não bastava matá-lo. Em vez disso, Hamã procurou uma forma de exterminar todos os judeus, o povo de Mardoqueu, em todo o império de Xerxes.

Ester 3:2-6


Quem era Mardoqueu?

· Alguém que era fiel as leis de Deus;

· Alguém que não se prostava diante;

· Alguém que não teve medo de denunciar os erros dos traidores do rei;

· Alguém que não teve vergonha de se humilhar diante de Deus e dos homens para salvar o seu povo;

· Um mentor extraordinário, a pequena Hadassa poderia ter perdidos os pais, mas não perdeu a família.


A fidelidade de Mardoqueu a quem ele era e ao Deus que ele servia, o deu a marca de alguém verdadeiramente autêntico, mas também atraiu um grande inimigo.

Não podemos esconder que a nossa autenticidade nos levará muitas vezes a situações onde o risco da morte não será um mera possibilidade, mas sim uma grande verdade.

Paulo diz:

36 Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". 37 Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. 38 Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,nem 39 altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Romanos 8:36-39


Não podemos nos esquecer das palavras do nosso mestre!

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. "Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".

Mateus 5:10-12


Não é nem preciso dizer os sofrimentos de Jeremias, Daniel, Isaías, João Batista e tantos outros que por viverem sua fé de forma autêntica não perderam apenas amigos ou família, mas perderam as suas próprias vidas.


2. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER SUBMISSÃO (4.12-14).

Quando Mardoqueu recebeu a resposta de Ester, mandou dizer-lhe: "Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha? "

Ester 4:12-14

Ester submeteu-se aos conselhos do seu mentor e ao chamado de Deus. Sempre Tenho dito em nossa congregação. Ser submisso é se submeter a uma missão recebidas.


Este recebeu um missão de Deus transmitida através do seu mentor. Precisamos compreender que é assim que reino de Deus se desenvolver. Deus nos dá a missão e precisamos está disposto a cumprir.


Timóteo, Tito, Filemon, Epafrodito e tantos outros cumpriram a missão de Deus, mas não foi Deus que apareceu diretamente a eles, mas sim Paulo, sed assim submeter a missão entregado pelo apostolo nestes termos era está submisso a missão direta de Deus.

Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei...

1 Coríntios 11:23

Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

Hebreus 13:17


3. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER CONSAGRAÇÃO (4.15-16a).

Então Ester mandou esta resposta a Mardoqueu:"Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês...

Ester 4:15,16

Hadassa, agora chamada Ester Poderia ser tentada a se apegar a vários meios para poder atraír o olhar do rei.

· Sua posição de rainha;

· Sua Beleza

· Sua disponibilidade como esposa

Mas ela sabia que tentar atrair a atenção, o olhar e a presença do esposo somente por este meios, seria a mesma coisa de está atraindo a morte.

Ela usou esses meios, mas não antes de usar sua fé e sua consagração a Deus. Da mesma forma podemos compreender a vida de um cristão autêntico em seu relacionamento com Cristo, ele pode até usar da sua posição em seu ministério, da Beleza das coisas que faz em seu ministério, da disponabilidade em trabalhar em seu ministério, mas se todas essas coisas não forem precedidas da consgrasação, não se terá o verdadeiro êxito em seu ministério.

CONSAGRAR é separar tempo para um relacionamento profundo e íntimo com o Senhor.

Se muitos avaliam a qualidade de um casamento, pela qualidade emotiva envolvida no ato sexual que é a forma mais íntima e profunda entre um homem e uma mulher.

A qualidade e o tempo de consagração que temos pode ser o único meio possível de avaliar a vida de Cristão autêntico. Então eu pergunto, a partir desse pressuposto VOCÊ É UM CRISTÃO AUTÊNTICO?

4. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER CORAGEM (4.16b).

…Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. Se eu tiver que morrer, morrerei".

Ester 4.16b


Ao falar sobre cristão Autêntico não tem como não se lembrar das palavras do apostolo Pedro quando aliciados pelos líderes religiosos a renegar a fé e não mais falar de cristo. Vja:

Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.

Atos 4:29

O interessante é que antes de orar pedindo coragem, as pessoas já tinham observado que Pedro já a tinha veja:

Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

Atos 4:13


Lucas ao narrar este fato nos mostra que a o Espírito Santo usou a coragem de Pedro e fez e realizou algumas coisas muito importantes:


· Se posicionar Diante de interrogatório tendencioso

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Autoridades e líderes do povo! Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado, saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores.

Atos 4:8-10

· A coragem de Pedro conquistou a admiração dos acusadores (v.13ª)

Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados… (Atos 4:13ª)


· A coragem de Pedro conquistou o identificou com um Cristão “Original” e não como uma cópia. (v.13b)

e reconheceram que eles haviam estado com Jesus. (Atos 4:13)

Isso me leva a refletir, temos exercido um cristianismo verdadeiro, “original” ou somos meramente uma cópia barata de quinta categoria?


Pedro, Davi, Paulo, João Batista, Ester e tantos outros fazem valer de fato o que a bíblia diz:

Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".

Apocalipse 21:8


Entre 32 mil soldados, Deus escolheu apenas 300 para vencer os midianitas, isso porque os demais eram insdisplicentes e medrosos. E você é um dos trezentos ou um dos indisplicente e medrosos. Espero que não, mas se for, ore pedindo a Deus coragem, mas não deixe de agir com a coragem que você já possui ainda que seja pouca.


Ester orou três dias, mas não antes de se dispor a usar o pouco de coragem que já tinha para decidir antes mesmo de se consagrar a entrar na sala do rei.

Então o conselho é, não espere a coragem que você tanto pede a Deus chegar, faça como Pedro e Estar comece com o pouco que você já tem.


“A coragem é um sentimento que se auto repõe, quanto mais você a usa, mais se encherá dela!” Pr. Patrick Ribeiro

5. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER SABEDORIA (5.3-5).

E o rei lhe perguntou: "Que há, rainha Ester? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado". Respondeu Ester: "Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei". Disse o rei: "Tragam Hamã imediatamente, para que ele atenda ao pedido de Ester". Então o rei e Hamã foram ao banquete que Ester havia preparado.

Ester 5:3-5


Qual o seu pedido, mesmo que seja a metade do reino! Que pergunta heim? Vemos essa pergunta feita a duas outras pessoas na bíblia. Uma respondeu sabiamente como Ester que foi o rei Salomão, a outra foi uma tola suficiente para se auto condenar mandando matar o maior dos profetas.


Nessas três resposta observamos:


I. A Sabedoria se manifestando através do altruísmo e do cuidado com o ministério.

Temos duas pessoas que Diante dessa pergunta não responderam pensando em seu bem estar, mas no bem estar do povo de Deus. Lemos a resposta de Ester, e agora veja o diálogo entre Deus e Salomão:

Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e eu lhe darei". Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. Agora, Senhor Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois, quem pode governar este teu grande povo? "

2 Crônicas 1:7-10


Veja a hitória da "Tola":

Quando a filha de Herodias entrou e dançou, agradou a Herodes e aos convidados. O rei disse à jovem: "Peça-me qualquer coisa que você quiser, e eu lhe darei".E prometeu-lhe sob juramento: "Seja o que for que me pedir, eu lhe darei, até a metade do meu reino". Ela saiu e disse à sua mãe: "Que pedirei? " "A cabeça de João Batista", respondeu ela. Imediatamente a jovem apressou-se em apresentar-se ao rei com o pedido: "Desejo que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista num prato". O rei ficou muito aflito, mas por causa do seu juramento e dos convidados, não quis negar o pedido à jovem.

Marcos 6:22-26

Agora porque Herodias mandou sua filha responder tolamente? A resposta está nos versos anteriores:


Porquanto João dizia a Herodes: "Não te é permitido viver com a mulher do teu irmão". Assim, Herodias o odiava e queria matá-lo. Mas não podia fazê-lo, porque Herodes temia a João e o protegia, sabendo que ele era um homem justo e santo; e quando o ouvia, ficava perplexo. Mesmo assim gostava de ouvi-lo.

Marcos 6:18-20


Isso mesmo João era um Cristão que impactou com a mensagem de Cristo, denunciando o pecado de Herodias pois ela traia seu esposo com o irmão Dele, o que levou ela agir pensando em seus próprios interesses mandando assim matar o profeta.


II. A Sabedoria se manifestando através da prática do que já aprendeu.

Uma definição de sabedoria que gosto é:

Sabedoria é o conhecimento posto em prática! Pr. Patrick Ribeiro

· Quantas vezes você já orou pedindo a Deus sabedoria?


Agora esponda: Quantas vezes você já se percebeu cometendo um ato pecaminoso e no momento do ato você tem aquele “estalo”, não posso fazer porque é pecado! Mas aí você insiste e continua mesmo assim.


Então ao continuar com o ato pecaminoso ou com a decisão duvidosa, você perdeu a chance de desenvolver sua sabedoria. Pois não basta apenas sabermos o que é e o que não é pecado, é necessário decidir não cometê-lo.

Pois com essa atitude você demonstra claramente falta de temor a voz do Espírito de Deus em sua vida, pois a ouviu e ignorou e Salomão diz:


"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 9:10


Embora lembremos com mais frequência desse verso dez, muitos de nos não Percebemos que ele é a conclusão de uma série de conselhos que nos nos três versos anteriores Salomão pontuar.


· Provérbios 9:7 nos mostra que o Tolo “oposto” do sábio, não gosta de repreensão. "Quem corrige o zombador traz sobre si o insulto; quem repreende o ímpio mancha o próprio nome. Ester não questionou o primo quando este hesitou em falar com o rei.


· Provérbios 9:8 Mostra que em oposto o tolo, a pessoa Sábia ama quem o corrige. Não repreenda o zombador, caso contrário ele o odiará; repreenda o sábio, e ele o amará.


O sábio sabe que o verdadeiro amor é demonstrado por aqules que não apenas alerta, mas também disciplina quando erramos. O autor de Hebreus diz:

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".

Hebreus 12:5,6


· Provérbios 9:9 Mostra o sábio atrairá investidores, enquanto o Tolo diminui diariamente aqueles que ainda acreditam nele. Instrua o homem sábio, e ele será ainda mais sábio; ensine o homem justo, e ele aumentará o seu saber.



6. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER CONFIANÇA NA INTERVENÇÃO DIVINA (6.13).

e contou a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo o que lhe havia acontecido. Tanto o seus conselheiros como Zeres, sua mulher, lhe disseram: "Visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, você não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida, você ficará arruinado! "

Ester 6:13


Porque Zeres esposa de Hamã já compreendeu que eles não poderiam vencer Mardoqueu? Segundo a resposta dela era porque ele era judeu.


E amados Zeres já sabia o que acontecia quando alguém enfrentava um judeo que era autêntico em sua vida com Deus.


Com Certeza Zeres já sabia o que ouve com os que armaram contra Daniel no período de Nabucodonosor, também sobre quando os amigos de Daniel forma lançados na fornalha.

Ah ela também sabia o que o Deus de Israel havia feito quando o povo de Hamã (os Amalequitas) tentaram saquiar o povo de Israel ao saírem do Egito.


Isto é, ela entendeu que se Mardoqueu e Ester já estavam sendo exaltados, eles que eram oposição já estavam derrotados. Pois não se tratava de posição política, religiosa ou de influência, mas se tratava que o Deus de Mardoqueu já estava lutando por eles.


Como Cristão precisamos compreender que não é porque estamos fazendo a obra Dele que não iremos passer por momentos de pressão e aflição, muito pelo contrário, estes momentos estão mais presents do que imaginamos.

Mas o nosso Deus não permitirar que caiamos na forca dos Hamãs se isso não estiver de acordo a supremo e soberana vontade de Dele!



7. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER APRENDER GERIR SUAS EMOÇÕES (5.1-4)

Três dias depois, Ester vestiu seus trajes de rainha e colocou-se no pátio interno do palácio, em frente ao salão do rei. O rei estava no trono, de frente para a entrada. Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão. Ester aproximou-se e tocou a ponta do cetro. E o rei lhe perguntou: "Que há, rainha Ester? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado". Respondeu Ester: "Se for do agrado do rei, venha com Hamã a um banquete que lhe preparei".

Ester 5:1-4


Gostaria de te convidar a fechar seus olhos por alguns segundos e buscar em sua memória qual foi a última vez que você esteve sob pressão. Seja ela qual for, no emprego, um discursão com o seu cônjuge ou atrito com os seus pais ou até mesmo com seus filhos. Diga aí, como você se comportou?


Se tivesse uma câmera escondida lá gravando tudo você se sentira feliz e orgulho ao ver a maneira como reagiu, ou queria que apaguassem imediatamente para ninguém pudesse mais ver tamanho escândolo ou até mesmo o nível do seu “calundu”, sua birra.

Então:

A maneira como reagimos sob pressão revela muito sobre quem somos e em qual nível maturidade estamos! Pr. Patrick Ribeiro

Nesses versos observamos o nível de maturidade não apenas espiritual, mas também em sua inteligência emocional, sua sabedoria em construir uma sábia estratégia para comunicar tal notícia ao rei.


Temos outros exemplos na bíblia de mulheres que souberam construir estragais para solucionar conflitos que verdadeiramente traria morte a sua casa, como a história de Abigail e Nabal registrada em 1 Samuel 25.

Ester estava pressionada por algumas circunstâncias.

  • Pelo primo que ela respeitava e honrava, mas estava a pressionando a ter uma atitude;

  • Pelo contexto do seu casamento, pois o rei não a chamava à sua presença há dias;

  • Pela possibilidade de morrer antes mesmo de ter a condição de verbalizar o porque invadiu a reunião;

  • Pelo oponente de peso, pois era o comandante do exército do rei;


Mas em meio a essa nuvem de pressão, ela se comportou como uma serva autêntica de Deus, em vez de desesperar deu um banquete.

Talvez seja essa uma grande lição para nós. No momento da pressão nosso coração precisa estar tão refugiado em Deus para que possamos ter paz suficiente para termos estratégias sabias que de fato resolverão o problema e não ao contrário.

E você como rege sob pressão?

Você briga?

Você agride?

É sarcástico?

Fala palavrões?

Se encolhe com medo?


Talvez seja uma boa hora para orar a Deus para te ajudar a construir uma melhor gestão de como reage as suas emoções.


Para concluir,

8. VIVER A FÉ DE FORMA AUTÊNTICA REQUER A PUBLICIDADE (7.4-6).

Pois eu e meu povo fomos vendidos para destruição, morte e aniquilação. Se apenas tivéssemos sido vendidos como escravos e escravas, eu teria ficado em silêncio, porque nenhuma aflição como essa justificaria perturbar o rei". O rei Xerxes perguntou à rainha Ester: "Quem se atreveu a uma coisa dessas? Onde está ele? " Respondeu Ester: "O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso". Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha.

Ester 7:4-6


Muitos as vezes pode pensar, uai, como falar que Ester é autêntica se ela mentiu o tempo todo sobre a sua origem?


Porém algo interessante é que em nenhum momento diz que ela mentiu, ou que ela foi perguntada sobre sua origem, o simples fato é que ela não declarou porque pelo que vemos não ouve essa necessidade.

Na história se percebe que Zera sabia que Mardoque era judeu, os servos que se encurvam Diante de Hamã, sabia que ele era judeu e inclusive foram os que dedurou a Hamã.


Então a pergunta é, será que sabiam que Ester era prima e filha de criação Dele?

Hataque o intermediador da conversa entre Mardoqueu e Ester sabia que ela era judia.

O que isso nos fala? Este não mentiu sobre sua origem e nem omitiu sobre ela, apenas não era uma informação relevante para que ela se tornasse ou não a rainha, antes de se escolhida ela era apenas uma serva como qualquer outra do reino.

Porém o que acontece quando Ester revela a estratégia de Hamã é que a informação que era conhecida apenas por alguns se torna agora conhecida por todos. Seja dentro do palácio ou for a dele.

Enquanto Mardoque e Ester mantia sua origem apenas ao conhecimento de alguns, somente alguns foram abençoados, quando eles decidiram publicar para todos, todos salvos!


Como vimos na primeira ministração, não podemos viver ocultos dos lugares onde precisamos iluminar, não existe influência onde não a publicidade da fé.


Não seja um agente secreto de Deus, seja um soldado que não teme mostrar sua identidade a ninguém, pois sabe para qual exercito está batalhando.


CONCLUSÃO:

Ser original tem ser preço, é mais caro, mais valorizado, mais cobiçado e desejado, por isso é mais difícil o acesso por isso que infelizamente a maioria das pessoas escolhem objetos “piratas,” pois esses além de serem mais baratos, mais fácil acesso e que supre as necessidades do momento, podem causar muitos males e prejuizos, pois como dizem o barato sai caro.

Receber o selo de um cristão autêntico não é para qualquer um, pois como aprendemos hoje requer.

· Fidelidade

· Submissão

· Consagração

· Coragem

· Sabedoria

· Confiança

· Gestão das emoções

· Publicidade

Isso para alguns é um investimento auto demais e que não valerá apenas, mas pra você, vale?


Minha oração é que não importa o preço, mas que busquemos ter uma vida autêntica e original para glória de Deus.


Assista a mensagem.


Comentários


bottom of page