EDIFICANDO VIDAS PELO PODER DA HOSPITALIDADE
- Potencialize Crie Resultados

- 19 de ago. de 2023
- 10 min de leitura

PROGRAMA: QUEM REALMENTE SOMOS
SÉRIE: Jornada 12 semanas
TEMA DA SEMANA: Adoração Doméstica
TEMA DA MENSAGEM: 08/12- Edificando Vidas pelo poder da hospitalidade.
TEXTOS BASE: Romanos 16.3-5
MINISTRO: Pr. Patrick Ribeiro
DATA: 19/08/2023
INTRODUÇÃO:
Que maravilha! Estamos iniciando a nossa sétima semana da jornada de doze, até agora já fomos ministrados sobre:
1. Comunhão;
2. Discipulado;
3. Cuidado;
4. Missão;
5. Novas Oportunidades
6. Confissão
7. Escolhas Difíceis
Hoje abordaremos o tema ADORAÇÃO DOMÉSTICA, nesta semana aprenderemos a importância de fazer do nosso lar um lugar de salvação para glória Deus.
E não tem como falar deste tema sem lembrarmos de uns dos casais mais presentes da igreja primitiva Áquila e Priscila.
TRANSIÇÃO:
Mas quem era eles?
Leia atos
¹ Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto. ² Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los ³ e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. ⁴ Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.
Atos 18:1-4
No ano 49 d.C através de um decreto o imperador de Roma chamado Claudio no nono ano do seu reinado ordenou que todos os judeus abandonassem Roma.
No começo do seu reinado, Cláudio até que tratou favoravelmente os judeus, até mesmo ordenando tolerância para com eles e concedendo-lhes diversas liberdades em todo o império. No entanto, parece que muitos judeus em Roma eram bastante tumultuosos, o que resultou em Cláudio expulsá-los da cidade.
Em consequência desta ordem de expulsão, dois judeus cristãos, Áquila e Priscila, partiram de Roma para Corinto, onde pouco depois da sua chegada se encontraram com o apóstolo Paulo, na chegada dele ali provavelmente no outono setentrional do ano 50 dC.
Esse casal somou muito no ministério do apostolo Paulo não apenas em Corinto bem como também na cidade de Éfeso e uma das principais características deles fora fazer de sua casa um lugar de adoração a Deus.
3 SEGREDOS PARA TRANSFORMAR SEU LAR EM LUGAR UM LUGAR QUE GLORIFICA A DEUS
Como transformar meu lar em um lugar de adoração a Deus?
1. ABRA SEU LAR PARA O ACOLHIMENTO MISSIONÁRIO.
³ e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas. (Atos 18:3)
É impressionante como Jesus sempre nos surpreende quando ele nos dar uma ordem, vejo registro do envio dos setenta discípulo no Evangelho de Lucas capítulo 10.
¹ Depois disso o Senhor designou outros setenta e dois e os enviou dois a dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares para onde ele estava prestes a ir. (Lucas 10:1)
Entre as recomendações dadas eles estava a seguinte:
⁴ Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho. ⁵ "Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’. ⁶ Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele; se não, ela voltará para vocês. ⁷ Fiquem naquela casa, e comam e bebam o que lhes derem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.
Lucas 10.4-7
Para cada missionário enviado, sempre haverá uma casa para recepcioná-lo. (Pr. Patrick Ribeiro)
BENÇÃO DE RECEBER MISSIONÁRIO EM CASA.
· Recebemos PAZ. (Lucas 10.5-6)- Anfitriões dos discípulos
· Recebemos MILAGRES. (Mateus 8.14-17)- Cura da sogra de Pedro
· Recebemos O PRÓPRIO CIRSTO (Mateus 10.40)
· Recebemos GALARDÕES: (Mateus 10.40-42)
⁴⁰ "Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. ⁴¹ Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receberá a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo. ⁴² E se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu lhes asseguro que não perderá a sua recompensa". (Mateus 10:40-42)
Quer aumentar suas “predrinhas” em sua coroa no céu? Convite mais vezes homens e mulheres de Deus para irem à sua casa, abençoe mais homens e mulheres de Deus com suas poses.
Como transformar meu lar em um lugar de adoração a Deus?
2. ABRA SEU LAR PARA CONSOLIDAR OS NOVOS CONVERTIDOS OU NOVOS LÍDERES.
²⁴ Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. ²⁵ Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. ²⁶ Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.
Atos 18:24-26
Consolidar significa firmar, dar estabilidade, tornar sólido, seguro. Significa fazer inabalável e imperturbável, cada cristão comprometido com o Salvador. Firmar as pessoas na fé. Consolidar é:
a) Confirmar a decisão por Cristo. At 14:22
b) Gerar a pessoa em Cristo. I Coríntios 4:15; Tiago 1:18; Gálatas 4:19
c) Confirmando as almas e, fazendo com que o fruto permaneça e se reproduza.
Nos versos de Atos 18. 24 a 26Prscila e Àquila percebe todas as credenciais do jovem Apolo, mas entende que existia áreas que precisavam de melhorias e aperfeiçoamento.
E ao perceberem não pensaram duas vezes, o chamou para casa deles e assim investiram tempo em aperfeiçoar o ministério deste jovem. Mas além de Áquila e Priscila temos outros exemplos de mentores extraordinários, como:
Barnabé
²⁵ Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo, ²⁶ e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. (Atos 11:25,26)
Barnabé é um exemplo bíblico de abri seu coração e sua casa para consolidar novos líderes como vimos nos versos acima.
1. Bar (filho) nabe (consolação). At 4:36 = Filho da Consolação
Ele teve o nome mudado pelos apóstolos de José para Barnabé, pois esse nome parecia mais com sua principal característica.
2. Barnabé foi um exemplo de liberalidade. At 4:36-37 = Liberalidade: tempo, bens, dons, talentos, amizade.
3. Barnabé foi exemplo de integração dos que:
Não eram bem aceitos. At 9:26-28
· Paulo queria “se” integrar, mas provocava medo nos apóstolos pela reputação que tinha antes (Atos. 9.21)
²¹ Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: "Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? (Atos 9:21)
· Barnabé arrisca sua reputação como fator de integração. v.27
²⁷ Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. (Atos 9:27 )
· A crédito de Barnabé Paulo é integrado no grupo. v.28 - “entrando e saindo: familiaridade e companheirismo”
²⁸ Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor. (Atos 9:28)
Atos 14:3 => ³ Paulo e Barnabé passaram bastante tempo ali, falando corajosamente do Senhor, que confirmava a mensagem de sua graça realizando sinais e maravilhas pelas mãos deles. Atos 14:3
Estavam afastados e problemáticos. At. 11:25-26
· Paulo, no início do seu ministério causou problemas. At. 9:29 (polêmico)
²⁹ Falava e discutia com os judeus de fala grega, mas estes tentavam matá-lo. (
Atos 9:29 )
· Os apostolos não tiveram paciência e o despacham para Tarso. At 9:30
³⁰ Sabendo disso, os irmãos o levaram para Cesaréia e o enviaram para Tarso. (Atos 9:30)
· A igreja passava num período de paz. At. 9:31
³¹ A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. (Atos 9:31)
· Barnabé foi buscá-lo. At 11: 25 (integrá-lo)
²⁵ Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo ²⁶ e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. (Atos 11:25,26)
Paulo precisava de alguém, cuja a assimilação pela igreja tivesse sido difícil, e que sofrera na carne o julgamento da legitimidade da conversão. Barnabé, já integrado, integra Paulo no convívio dos irmãos desconfiados da sua conversão.
Juntamente com Paulo estava João Marcos que acabou por desistir da primeira viagem missionária veja Atos. 13:13.
¹³ De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém. (Atos 13:13)
Na segunda viagem Barnabé quis dar mais uma chance para ele, mas Paulo não aceitou o que acabou na separação dos dois, mas Barnabé não desistiu de João, veja (Atos 15.36-40).
³⁷ Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. ³⁸ Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho. ³⁹ Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, ⁴⁰ mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor. (Atos 15:37-40)
Mesmo não citando o nome de Barnabé, Paulo vai reconsiderar acerca de João Marcos a ponto de solicitar a presença dele e entender que ele era útil, veja 2 Timóteo 4:11.
¹¹ Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério. (2 Timóteo 4:11)
Se Barnabé estive desistido de João Marcos, ele estaria na condição de ser últil para Paulo quando este estivesse preso?
Da mesma forma que Barnabé não desistiu de Paulo, ele também não desistiu de João Marcos.
Barnabé não desistiu de desenvolver líder dentro da sua própria família, pois Marcos era primo dele.
¹⁰ Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no. (Colossenses 4:10)
Assim como Priscila e Aquila realizou um excelente trabalho com Apolo, Paulo com Timóteo, Tito, Silas e outros, Barnabé o fizera com o próprio Paulo e também com seu primo João Marcos. E você a quem tem mentoreado?
Como transformar meu lar em um lugar de adoração a Deus?
3. ABRA SEU LAR PARA OS NÃO CONVERTIDOS AINDA.
³ Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus. ⁴ Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios.⁵ Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia. ( (Romanos 16:3-5)
Eis aqui um grande desafio, pois uma coisa é abrir a casa para um missionário que conhecidamente homem de Deus ou a um irmão novo convertido, que sabemos o seu histórico.
Mas, e se quem vir a nossa casa for um desconhecido, ou alguém ainda que não conhece o evangelho? Cheio de comportamentos que não gostamos ou simpatizamos?
Devido a crescente maldade do coração do homem, é realmente desafiador receber pessoas que não conhecemos em nossa casa principalmente em um pequeno grupo, onde é algo semanalmente e íntimo.
Mas o que percebemos em Áquila e Priscila é que eles não eram apegados a isso, mas sim a missão que receberam de fazer seu lar um lugar de salvação. Veja:
¹⁹ As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles. (1 Coríntios 16:19)
A bíblia tem diversas recomendações acerca hospedar pessoas em nossa casa. Olhe o conselho do autor do livro de Hebreus.
¹ Seja constante o amor fraternal. ² Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos. ³ Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo. Hebreus 13:1-3
· Verso 11. Amor fraternal
· Verso 12 Hospitalidade
· Verso 13 Misericórdia para com os presos (Geralmente um grupo de pessoas que muitos não querem se relacionar pelo falso senso de justiça)
Esse bloco de versos não está junto por acaso, mas si com a finalidade de nos ensinar a praticar amor fraternal e a hospitalidade para com as pessoas que ninguém mais acredita nelas.
Quero deixar dois exemplos de pessoas que abriram não apenas suas casas, mas sim suas vidas a pessoas que ninguém acreditavam nelas.
DAVI=> ¹ Davi fugiu da cidade de Gate e foi para a caverna de Adulão. Quando seus irmãos e a família de seu pai souberam disso, foram até lá para encontrá-lo. ² Também juntaram-se a ele todos os que estavam em dificuldades, os endividados e os descontentes; e ele se tornou o líder deles. Havia cerca de quatrocentos homens com ele. (1 Samuel 22:1,2)
JEFTÉ=> ³ Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia. (Juízes 11:3)
Quem foi os primeiros a reconhecerem a Cristo como o Senhor? Os “banbanbam” da época ou os pobres e tidos como pecadores? Olha os que os religiosos metidos disseram quando viu jesus na casa de Levi:
¹⁶ Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com "pecadores" e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: "Por que ele come com publicanos e ‘pecadores’? " ¹⁷ Ouvindo isso, Jesus lhes disse: "Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores". (Marcos 2:16,17)
PENSE! Será que de alguma forma não estamos sendo seletivos a quem receber em nossa casa ou a quem falarmos de Jesus a semelhança dos fariseus hipócritas?
Em Mateus 25 Jesus diz: ³⁴ "Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. ³⁵ Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; ³⁶ necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. ³⁷ "Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? ³⁸ Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? ³⁹ Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’ ⁴⁰ "O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’. (Mateus 25:34-40)
CONCLUSÃO:
Concluo que a melhor adoração que Deus recebe é a nossa obediência às suas ordens, e elas são claras quando se trata de pregarmos o evangelho. Nesta semana aprenderemos diversos exemplos de pessoas que abriram suas casas para que o nome do Senhor fosse glorificado.
Talvez uma das maiores dificuldades que temos hoje na pregação do evangelho é a construção dos relacionamentos, só conseguiremos ganhar pessoas para Cristo, se essas pessoas verem Cristo em nós e na nossa casa.
E relacionamentos se constrói na roda da mesa, no parti do pão, mas isso será possível se as portas da nossa casa forem abertas para isso.
Se Cristo nos pede a vida, o que seria os bens moveis e imóveis para ele?
Se não recebemos pessoas em nossas casas, como poderemos querer que elas abram as suas para nos receber?
Deus não deseja apenas usar você, mas também usar as coisas que Ele confiou a você,
Se verdadeiramente você entende que tudo que você possui pertence a Deus, não terá problemas em deixar o dono usar para salvar outras pessoas. Pense nisso.
Pr. Patrick Ribeiro


Comentários