As três coisas mais importante que não devemos nunca esquecer.
- Potencialize Crie Resultados

- 9 de jun. de 2020
- 9 min de leitura
Sermão do dia 07/06/2020 ministrada na IPR de Taiobeiras
As três coisas mais importante que não devemos nunca esquecer.
INTRODUÇÃO
Os primeiros capítulos são muitos importantes para o entendimento durante a leitura do livro como o todo principalmente nos livros da bíblia.
Neste livro de Filipenses temos algo muito importante que não apenas nos mostra a importância para o entendimento deste livro, mas também no que realmente devemos ter em nosso coração em relação a nossa jornada como Cristãos que somos.
Mas dentre a diversidade de informação que este capitulo traz alguns versos me chamam muito atenção no que se refere ao nosso assunto de hoje.
E esses versos são estes.
20.Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;
21. porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
23. Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
24. contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.
25.Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,
26. a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.
27. Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,
28. sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de Deus;
29. pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,
30. já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento.
Filipenses 1:20-30
Agora observe especialmente estes versos.
21. porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro.
22. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher!
23. Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor;
24. contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.
25.Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé,
26. a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.
Filipenses 1:21-26
Estes 6 versos são muito importantes porque Paulo demonstra um grande dilema. desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor X continuar vivendo no corpo, tendo fruto do seu trabalho.
Com isso surge uma pergunta.
Qual o seu principal dilema concernente a sua vida espiritual? Hoje se você estivesse diante de um anjo e Ele te perguntasse.
E aí deseja concluir sua jornada terrena agora? Podemos chamar sua senha neste momento?
Que algo tão importante você teria hoje, que te colocaria diante de tamanha dúvida?
Seus bens? Sua família? Seus relacionamentos? Seu ministério?
O que deixou Paulo neste dilema segundo o texto?
O que fez Paulo neste momento a ter convicção de continuar na terra segundo este texto foi.
Paulo desejou ficar na terra por causa das ovelhas que ele cuidava.
contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo.
Paulo entendeu que seu ministério não tinha acabado ainda, ele completa este versículo dizendo que estava convencido que iria permanecer e continuar com os seus filhos ministeriais para que eles pudessem progredir e ter alegria na fé.
25 Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, 26. a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês em Cristo Jesus transborde por minha causa.
Então vemos que o desejo de Paulo embora fosse partir e está com Deus, ele não queria ir naquele momento porque seu ministério, sua causa, seu propósito seja qual for o nome que deseje dar a isso não tinha sido concluído. O propósito do chamado de Paulo foi muito claro, o próprio Jesus disse a Ananias em Atos 9.
Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome".
Atos 9:15,16
Cristo escolheu Paulo para levar o evangelho aos gentios e seus reis e para o povo de Israel e também para sofrer pelo nome Dele.
Assim concluímos que se seguirmos o exemplo de Paulo o que deveria está nos impedindo de ir logo para o céu deveria ser a NÃO CONCLUSÃO DE NOSSO PROPÓSITO, e mais nada.
Porém o que tem nos impedido de querer ir logo para céu tem sido muitas coisas menos a conclusão de nosso propósito. Como por exemplo.
· Não quero está com Cristo que muito melhor, por que sou muito nova ainda, tenho muito pra viver.
· Não quero está com Cristo que muito melhor, por que não passei no vestibular ainda, não posso partir sem ter uma profissão.
· Não quero está com Cristo que muito melhor, por que acabei de me casar, ou acabei de ter um filho, ou acabei de começar construir minha vida.
· Não quero está com Cristo que muito melhor, por que...
Seriam essas mesmos as finalidades pela qual Cristo estaria nos permitindo viver? Será que Cristo queria que vivêssemos apenas para os nosso interesses pessoais?
Com isso não digo que essas coisas não tem a sua importância, o seu lugar em nossas vidas, e o problema não é isso.
O grande problema está no fato que essas coisas tem no decorrer dos dias tomado espaços grandiosos em nosso dia-a-dia de tal forma que o que a bíblia nos coloca como principal acaba que não nos preocupamos da maneira que deveríamos.
E com isso nossa vida aqui na terra se torna tão vazia e sem sentido. Novamente quero trazer a lembrança uma frase que sempre repito de Willian Sheikespeare. “Quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve.”
Então o que fazer para resgatarmos o desejo ardente em nossos corações afim de que possamos ter a motivação para vivermos a vida Cristã no presente e a esperança de uma vida em Cristo no por vir.
1. Nunca se esqueça o porque fomos criados, escolhidos.
Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;
Nos fomos chamados para engrandecer a Deus,
· Seja na vida ou na morte,
· Na saúde ou na doença,
· Seja na liberdade ou na prisão.
· Seja com templos abertos ou fechados,
· Com cultos coletivos ou individuais, online ou presencial;
Em tudo que existe precisamos entender que existe para engrandecimento de nosso Deus.
Folguem e alegrem-se em ti todos os que te buscam; e aqueles que amam a tua salvação digam continuamente: Engrandecido seja Deus.
Salmos 70:4
Eis aqui, bendizei ao SENHOR todos vós, servos do SENHOR, que assistis na casa do SENHOR todas as noites. Levantai as vossas mãos no santuário, e bendizei ao Senhor.
Salmos 134:1,2
Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Seja bendito o nome do Senhor, desde agora para sempre. Desde o nascimento do sol até ao ocaso, seja louvado o nome do Senhor. Exaltado está o Senhor acima de todas as nações, e a sua glória sobre os céus. Quem é como o Senhor nosso Deus, que habita nas alturas? O qual se inclina, para ver o que está nos céus e na terra!
Salmos 113:1-6
Assim fomos criados e escolhidos para engrandecer a Deus seja em vida ou seja na morte.
2. Nunca se esqueça o porque do que vivemos.
...porque para mim o viver é Cristo.. (v.21)
O que essa frase significa para você?
O que seria viver é Cristo?
Para Paulo viver é Cristo é...
Viver pela causa de Cristo, pelo propósito de Cristo, viver para cumprir o Cristo nos ordenou a cumpri.
Por exemplo:
· Negar a si mesmo.
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. Gálatas 2:20
· Paulo fazia de tudo para não deixar de cumprir seu propósito.
16. Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho!
17 Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada.
18. Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo.
19. Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
20. Tornei-me judeu para os judeus, a fim de ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, tornei-me como se estivesse sujeito à lei, ( embora eu mesmo não esteja debaixo da lei ), a fim de ganhar os que estão debaixo da lei.
21. Para os que estão sem lei, tornei-me como sem lei ( embora não esteja livre da lei de Deus, mas sim sob a lei de Cristo ), a fim de ganhar os que não têm a lei.
22. Para com os fracos tornei-me fraco, para ganhar os fracos. Tornei-me tudo para com todos, para de alguma forma salvar alguns.
23. Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele. (
1 Coríntios 9:16-23
REALMENTE SOMOS CAPAZES DE TUDO PELA CAUSA DO EVANGELHO?
· Paulo fazia de tudo para não ser reprovado.
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
1 Coríntios 9:27
Assim vivemos para para viver a causa de Deus (Evangelho) em qualquer condição.
3. Nunca se esqueça o que esperamos .
desejo partir e estar com Cristo, o que é muito melhor
Quando se pergunta sobre esperança futura, muitos tem na ponta da língua resposta do tipo.
Esperamos um futuro melhor, políticos melhores, um emprego melhor, um melhor salário, um melhor casamento ou um mundo melhor, sem preconceito, sem tanto violência, em nosso contexto muitos dizem, um mundo sem covid-19.
Mas realmente para você qual a sua esperança?
A sua eu realmente não sei, mas para o apostolo Paulo e para todos que entenderam o real sentido do evangelho a esperança é apenas uma.
Paulo tinha duas grandes esperanças que ele deixou muito claro em suas epístolas.
I. A primeira dela era que as o evangelho do Senhor que ele cuidasse pudessem se desenvolver no evangelho e levasse a outros a fazerem o mesmo.
Vejamos o exemplo no livro de colossenses, onde ele fala várias vezes acerca disso
Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho
Colossenses 1:3-5
Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.
II. A segunda esperança se baseia na vida eterna, isso mesmo no céu, na glória que a de ser revelada em Cristo Jesus.
Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
1 Coríntios 15:19
Paulo tinha a esperança da ressurreição dos que partiram no Senhor, e de que Cristo um dia voltará para buscar aqueles que o servem aqui na terra.
13. Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.
14. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.
15. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses 4:13-18
E essa deve ser a nossa esperança. Jesus um tinha virá assim como prometeu para buscar-nos para morar no céu. Você tem se lembrado disso? E se sim, qual a freqüência dessa lembrança? Ao se lembra disso qual é o sentimento ou sensação que você sente?
Na correria do dia a dia pouco paramos para pensar o quão passageira a vida aqui na terra é. E o quanto nos distraímos com tantas coisas e nos esquecemos verdadeiramente daquilo que realmente é importante.
Hoje aprendemos de três coisas que não podemos nunca deixar lembrar diariamente.
· Fomos criados para engrandecer a Deus
· Escolhidos para viver a causa de Deus (Evangelho)
· Vivemos na esperança de um dia morar com Deus (céu)
Muitos dizem que irão morar no céu, outros dizem que deixa Deus decidir quando eles morrerem. Outros pensam que o céu é fruto de merecimento por ser uma pessoa boa aqui na terra e muito mais.
Porém o que a bíblia diz acerca disso? O que a bíblia diz sobre o céu? Como ir para lá? Realmente é por merecimento ou tem algo mais do que isso?
O fato é que muito falamos do céu, mas pouco conhecemos sobre ele.
Se deseja aprofundar nesse tema. Acompanhe-nos aqui, pois falaremos muito mais nas próximas lições.



Comentários